Com o apoio

logoAmgen-1_150x47

Vox Pop: o que sabemos sobre osteoporose?

Vox Pop: o que sabemos sobre osteoporose?

Para que possamos defender-nos desta doença, precisamos de a conhecer melhor. Desde o que é até às formas de prevenção, veja neste vídeo os principais factos a reter.

O Dia Mundial da Osteoporose, assinalado todos os anos a 20 de outubro, tem como objetivo informar e sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce e como é feito, em que consiste esta doença, as causas, principais queixas, fatores de risco e o que está ao nosso alcance fazer para a prevenir. Mas, as datas comemorativas têm ainda outra meta ambiciosa: que todos os outros dias do ano possam servir este propósito.
A nível mundial, a osteoporose é responsável por 8,9 milhões de fraturas, o que corresponde a uma fratura a cada três segundos, de acordo com informação disponibilizada pelo portal do SNS – Serviço Nacional de Saúde. Em Portugal, 10,2% da população sofre de osteoporose. Esta doença atinge 17% das mulheres e 2,6% dos homens, refere a mesma fonte, e afeta os ossos de 800 mil portugueses, refletindo-se em cerca de 40 mil fraturas ósseas anuais.

Vox Pop: o que sabemos sobre osteoporose?

Perguntámos a alguns portugueses se sabem o que é a osteoporose, se esta afeta mais os homens ou as mulheres, e de que formas podemos prevenir esta doença. Veja o nosso vídeo Vox Pop e saiba mais lendo este artigo até ao fim.

O que é, então, a osteoporose

É definida como uma doença generalizada do esqueleto que se caracteriza por uma diminuição da densidade mineral óssea (DMO) e alterações da qualidade do tecido ósseo, conduzindo a um aumento da fragilidade óssea e consequentemente, a um risco elevado de fratura. Estas fraturas, que muitas vezes são o primeiro sintoma de osteoporose, embora possam existir outros sinais de alerta, costumam ocorrer espontaneamente ou devido a um traumatismo de pouca importância e entre as mais comuns destacam-se as vertebrais, da anca e do punho.

Quem é mais afetado: homens ou mulheres?

A osteoporose e as fraturas ósseas são mais comuns no sexo feminino, explica a Royal Osteoporosis Society (ROS). Após a menopausa os ossos perdem a sua força a um ritmo mais rápido, devido à diminuição dos níveis de estrogénio – hormona que ajuda os ossos a manterem-se fortes. Por outro lado, as mulheres têm, habitualmente, ossos mais pequenos do que os dos homens, o que é um fator de risco para a ocorrência de fratura.

Como podemos prevenir a osteoporose

Um estilo de vida saudável desde a infância, idade em que a massa óssea se forma paralelamente ao crescimento do esqueleto, permite que se atinja um pico de massa óssea adequada. As recomendações da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, especialmente importantes nas mulheres após a menopausa, são as que se seguem:

  • Seguir uma alimentação equilibrada com ingestão adequada de cálcio e de proteínas. Essencial para o normal metabolismo do osso, este mineral está presente em maior quantidade no leite e seus derivados, devendo estes ser a fonte de cálcio a privilegiar, já que o organismo tem mais facilidade em obtê-lo a partir dos laticínios. No entanto, o cálcio também está presente nos legumes de folha verde-escura, na linhaça e no grão de bico, e em peixes como a sardinha;
  • Praticar exercício físico regularmente, em particular atividades de carga como caminhadas, corrida ou aeróbica, ou exercício com resistência (por exemplo, com pesos);
  • Garantir uma exposição solar diária do rosto, braços e mãos entre 15 a 20 minutos diários, com o objetivo de estimular a produção de vitamina D, elemento essencial para a absorção de cálcio pelos intestinos e para uma mineralização correta do osso. Os níveis de vitamina D devem ser avaliados regularmente e corrigidos através do aumento da exposição solar e de eventual suplementação;
  • Avaliar e prevenir o risco de quedas, principalmente nos idosos;
  • Não fumar e consumir bebidas alcoólicas com moderação, já que são fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose. Para saber mais sobre estes e outros fatores de risco, a International Osteoporosis Foundation criou o questionário Está em risco de sofrer de osteoporose e fraturas?, que pode ser respondido no site da fundação.
Última revisão: Outubro 2021

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this