Trave a diarreia sem medicamentos

Travar a diarreia sem usar medicamentos

Existem plantas medicinais com ação antiviral e antibacteriana que ajudam a reduzir o trânsito intestinal e a travar a diarreia.

  • IlustraçãoRita Ferreira 

Num estudo com 80 bebés e crianças, entre os 4 e os 48 meses, com diarreia aguda, um grupo a tomar farinha de alfarroba (a par da reidratação oral) reduziu a sua duração e frequência (45 e 44%), assim como a necessidade de reidratação oral (38%) comparativamente ao grupo que só fez a reidratação oral (Paediatric and Perinatal Epidemiology, 1998). O naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa (IMT) indica à Revista Prevenir três plantas que ajudam a travar a diarreia de forma eficaz.

Plantas que ajudam a travar a diarreia

Alfarroba

Ceratonia siliqua L.

É rica em pectina, um glúcido que origina a produção de um gel coloidal que funciona como tampão, sendo por isso utilizado para travar a diarreia. Pode ser tomado por recém-nascidos em casos virais (gastroenterites), pois inibe a replicação de vários vírus (como o rotavírus) e bactérias responsáveis por muitos destes casos.

Plantas que ajudam a travar a diarreia: Alfarroba Ceratonia siliqua L.

Experimente: Por norma, utiliza-se a farinha de alfarroba. Para um bebé de 1 ano, duas colheres (de sopa), duas vezes por dia, com leite ou papa de arroz. Em adultos, a dose aumenta para 4 a 8 colheres consoante os casos.

Tormentilha
Potentilla erecta (L.) Raeusch

É utilizada a sua raiz pelo elevado conteúdo em taninos, de 18 a 30 por cento, uma das maiores concentrações disponíveis na natureza. Estes constituintes fitoquímicos polifenólicos exercem uma ação adstringente que ajuda a normalizar as fezes, reduzindo o trânsito intestinal. Também é rica em flavonoides com ação anti-inflamatória, estimulando a regeneração da mucosa intestinal.

Plantas que ajudam a travar a diarreia: Tormentilha Potentilla erecta (L.) Raeusch

Experimente: 30 a 90 gotas diárias de extrato líquido hidroalcoólico divididas em três doses. Tome com água, entre 15 a 30 minutos antes das refeições.

Araruta
Maranta arundinacea L.

A sua raiz é um excelente tratamento para travar a diarreia, podendo ser utilizada em refeições durante o período em que durar esta patologia. Além de ter um efeito antidiarreico, contém muitos nutrientes que são eliminados durante as fases agudas desta patologia e que ajudam a manter uma nutrição equilibrada.

Plantas que ajudam a travar a diarreia: Araruta Maranta arundinacea L.

Experimente: Em caso de diarreia aguda, tomar duas colheres (de sopa) de farinha de araruta com um pouco de água, de quatro em quatro horas.


Remédio caseiro

Papa antidiarreia

Misture uma colher (de sopa) de farinha de alfarroba e outra de araruta com uma de um suplemento multivitamínico (de vegetais, fruta e cereais) para crianças a uma papa de farinha de arroz (com leite de aveia ou arroz) ou a arroz cozido. Dê ao bebé, duas vezes por dia. Nos adultos, 4 a 8 colheres por dia.

Última revisão: Outubro 2016

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this