Soluções naturais para controlar a transpiração

plantas para controlar a transpiração

Quando é excessiva, pode indicar um desequilíbrio hormonal ou inflamação. Algumas plantas podem ajudar a controlar a transpiração.

  • IlustraçãoRita Ferreira

Para quem pretende controlar a transpiração excessiva de forma natural, a naturopatia tem algumas soluções com resultados já comprovados. Num estudo realizado no Instituto de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Siena, em Itália, o extrato de Salva e Alfalfa reduziram completamente os suores noturnos em 20 mulheres na menopausa. Outros sintomas como afrontamentos, palpitações, enjoos, cefaleias e insónias, também reduziram (Minerva Ginecologica, 1998).

Plantas que ajudam a controlar a transpiração

Salva

Salvia officinalis L.

controlar a transpiração: Salva Salvia officinalis L.

Diminui a transpiração excessiva (ação antidiaforética), sendo um tratamento de eleição da naturopatia em mulheres que têm suores frios nas mãos e pés.

  • Experimente: A forma galénica mais vulgar de utilização da salva é a infusão: uma colher (de sopa) para uma chávena. Em comprimidos pode tomar-se 200 mg, duas vezes ao dia. Para aplicações externas, a dose pode ser duas a três vezes superior para a mesma quantidade de água.
  • Atenção: Evite durante a gravidez e amamentação.

Hortelã-Pimenta
Mentha piperita L.

plantas que ajudam a controlar a transpiração: Hortelã-Pimenta Mentha piperita L.

É usada numa das bebidas mais consumidas em Marrocos para refrescar. Rica em mentol, ajuda a baixar a temperatura interna, aumentando a sensação de frescura.

  • Experimente: As folhas são ingeridas sob a forma de infusão (uma saqueta para uma chávena) e o óleo essencial (6 a 12 gotas diluídas em água ou sumo divididas por três tomas diárias).
  • Atenção: Utilize sob vigilância de um especialista em casos de litíase (pedras) na vesícula biliar e de refluxo gastroesofágico.

Hibisco
Hibiscus sabdariffa L.

plantas para controlar a transpiração: Hibisco Hibiscus sabdariffa L.

Com ação refrescante, ajuda a tolerar o calor e tem poder digestivo podendo beber-se às refeições. Reduz o stresse, ajudando a relaxar e a dormir melhor.

Experimente: Extrato fluido dos cálices secos ou uma infusão dos cálices secos – uma colher de sopa para um litro de água em infusão durante cinco a dez minutos.
Atenção: Não utilize durante a gravidez e amamentação.


Chá frio refrescante para controlar a transpiração

Coloque uma colher (de sopa) bem cheia de folhas de hibisco, hortelã-pimenta e salva em infusão num litro de água durante dez minutos. Coe e junte o sumo de um limão e uma colher de geleia de agave. As crianças vão adorar.

Última revisão: Agosto 2015

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this