Vulgarmente conhecida como tensão pré-menstrual (TPM), a síndrome pré-menstrual caracteriza-se pelos seus vários sintomas, como o aumento de peso e a irritabilidade. Existem alimentos que podem ajudar a mulher a ultrapassar esta fase, que, regra geral, acontece 7 dias antes da menstruação. Mas, como refere o naturopata João Beles à Revista Prevenir também existem plantas que podem aliviar alguns dos sintomas da síndrome pré-menstrual.
É o caso da angélica. Num estudo realizado pela Universidade de Caxemira, na Índia, e publicado no Journal of Traditional Chinese Medicine, em 2012, vários extratos desta planta (50, 100 e 200 mg/kg) demonstraram um efeito ansiolítico tão eficaz quanto o diazepam (1 mg/kg), e tão antidepressivo quanto a imipramina, numa avaliação baseada no teste de nado forçado em ratos.
Plantas que ajudam a aliviar o síndrome pré-menstrual
Angélica
Angelica archangelica

A angélica ajuda a atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual
Contém um óleo essencial com ação antifúngica e antirreumatismal, furanocumarinas e coumarinas com ação sedativa. Regula o sistema nervoso, ajuda a reduzir os sintomas de insónias, ansiedade e depressão relacionados com a síndrome pré-menstrual e estimula a eliminação de líquidos, diminuindo os inchaços provocados por retenção.
- Como usar:
Em tisana, duas colheres de sopa; em infusão, em ½ litro de água durante dez minutos. Beba ao longo do dia. - Tenha cuidado:
Exceto por aconselhamento do seu naturopata ou médico, não beba mais de 1 litro por dia de infusão de angélica.

Lúpulo
Humulus Lupulus

O lúpulo é eficaz a atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual
Utilizada no fabrico da cerveja, é uma planta reguladora hormonal. Contém vários constituintes fitoquímicos com ação sobre o sistema hormonal, como a prenilnaringenina. Reduz a ansiedade, ajuda a dormir melhor e a regular o desequilíbrio estrogénio/progesterona, uma das causas da síndrome pré-menstrual.
- Como usar:
Em infusão, 2 a 6 g por dia; em extrato seco, 500 mg a 2 g por dia; em extrato alcoólico, 30 a 50 gotas, duas vezes ao dia.
Grifónia
Griffonia simplicifolia

Para aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual, tome suplementos de grifónia
É normalmente vendida em suplemento alimentar com a designação 5-HTP, o seu constituinte fitoquímico mais importante, um aminoácido com um forte efeito serotoninérgico. Melhora o humor – evitando as crises de irritabilidade-, diminui o apetite e o desejo por doces e hidratos de carbono, e melhora o sono.
- Como usar:
50 mg, 1 a 3 vezes por dia consoante a gravidade dos sintomas, podendo, após duas semanas, aumentar para 100 mg.
Remédio caseiro: tisana para aliviar a TPM
- Coloque 1 colher (de sopa) de angélica, de tília e de passiflora em infusão, durante dez minutos.
- Beba ao jantar e até uma hora antes de se deitar.