facebook-icon facebook-icon instagram-icon instagram-icon

Soluções naturais contra picadas de insetos

soluções naturais para picadas de insetos

Existem plantas que atuam como repelentes naturais ou que permitem aliviar as reações inflamatórias causadas pelas picadas de insetos. Conheça-as.

  • IlustraçãoRita Ferreira

Num estudo realizado pela Faculdade de Medicina Tropical, na Tailândia, com 38 óleos essenciais, verificou-se que os óleos de citronela, patchouli (Pogostemen cablin), cravinho-da-Índia e de makaen (Zanthoxylium limonella) são os mais eficazes contra o mosquito Aedes aegypti (que transmite o dengue) e outras duas espécies.

3 soluções naturais contra picadas de insetos

Cravinho-da-índia

Syzygium aromaticum (L.); Eugenia caryophyllata (Spreng.)

soluções naturais para picadas de insetos: cravinho-da-india

Os botões das flores contêm um óleo essencial rico em eugenol, que tem ação antibiótica e analgésica. Tem também uma ação anti-inflamatória, auxilia a digestão e tem propriedades expetorantes e antigripais.

  • Experimente: Misture uma a três gotas de óleo essencial num pouco de água e guarde num vaporizador para usar como repelente. Como digestivo, experimente uma infusão com as suas flores secas (1 a 1,5 g por chávena).

Citronela
Cymbopogon nardus (L.) Rendle

soluções naturais para picadas de insetos: citronela

Embora muito semelhante à erva príncipe, o odor e a concentração de constituintes repelentes de insetos é superior na citronela. Os seus componentes mais importantes são a citronelal, o geraniol e limoneno, com ação repelente. Pode também ser usado para prevenir a picada de pulgas e carraças, em animais.

  • Experimente: Pode aplicar o seu óleo essencial na pele e fazer uma infusão das suas folhas para vaporizar mesas ou janelas.

Camomila
Matricaria recutita L. ou Chamomilla recutita

soluções naturais para picadas de insetos: camomila

Distinta da camomila romana, contém constituintes regeneradores e calmantes da pele como o bisabolol, camazuleno, ácido salicílico e quercetina. Pode ser usada em eczemas, dermatites e picadas. Não atua como repelente mas como tratamento, após a picada.

  • Experimente: Faça uma infusão com uma saqueta de camomila por chávena e beba até quatro por dia. Pode também aplicá-la na zona picada, para atenuar a dor e a comichão.

Remédio caseiro

Repelente natural contra as picadas de insetos

  • 100 ml de álcool etílico
  • Óleos essenciais de citronela, cravinho-da-Índia ou alfazema (10 a 20 gotas de cada)

Aplique o óleo puro na roupa ou num pano. O óleo de alfazema pode ser aplicado na pele.

Última revisão: Setembro 2015

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this