Existem plantas medicinais que reduzem os sintomas alérgicos e podem prevenir situações futuras de rinite, dermatite ou asma.
Uma infusão de plantas (camomila, açafrão, anis, funcho, alcaravia, alcaçuz, cardamomo e cominho preto) inibiu uma das principais reações das alergias, a libertação de histamina, em 81 a 85 por cento, num estudo publicado no Journal of Herbal Pharmacotherapy (2003). Os resultados clínicos revelaram melhorias no sono, frequência e intensidade da tosse e a nível respiratório nos pacientes que sofriam de asma alérgica.
O naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa (IMT) indica à Revista Prevenir três plantas que ajudam no alívio das alergias.
Plantas que ajudam no alívio das alergias
Sabugueiro
Sambucus nigra L.
Entre os seus constituintes fitoquímicos, encontram-se flavonoides antialérgicos como as antocianinas, quercetina e rutina, com ação antiviral e antioxidante. É eficaz em rinites, sinusites e conjuntivites. Na Naturopatia, é usado para constipações e febres.
- Experimente: Utilize as flores em infusão ou extrato seco. Pode ser tomado, preventivamente contra as alergias, com a dose diária de três chávenas (infusão), 1000 mg (cápsulas) ou três colheres de sopa (extrato fluído). Em casos agudos, aumente a dose para o dobro, quatro em quatro horas.
Camomila
Matricaria chamomilla L.
Rica em apigenina, um flavonoide anti-inflamatório, anti-histamínico e antiespasmódico, ácido salicílico, também anti-inflamatório, ácidos gordos e quercetina, ambos antialérgicos. Utilizada em alergias, dermatites, eczemas, conjuntivites ou rinites.
- Experimente: Em infusão, faça uma saqueta para cada chávena. Beba até quatro vezes por dia. Para a pele ou olhos, faça uma infusão com uma colher (de sopa) de flores ou duas saquetas em água, durante 20 minutos. Coe, embeba num algodão e aplique morno. Espere cinco minutos e repita.
Perpétua-das-areias
Helichrysum italicum L.
Trata reações alérgicas na pele e vias respiratórias, assim como em situações de rinite ou asma alérgica e nos eczemas atópicos.
- Experimente: Em caso de rinite e asma alérgica, deve ser ingerida como suplemento alimentar, 500 mg a 1 g, de quatro em quatro horas, na fase aguda, e, de manhã e à noite, como prevenção. Na dermatite e eczema, é aplicada como pomada, duas a quatro vezes ao dia.

Remédio caseiro: xarope de sabugueiro
Para combater as alergias, utilize flores frescas de sabugueiro (até encher um frasco de 1 l) e um ou dois limões cortados, em pedaços. Adicione açúcar ou geleia de agave a gosto. Adicione 1 l de água e deixe macerar durante 24 horas (no verão, coloque no frigorífico). Mexa, coe e beba diluído em água.