O refluxo gastroesofágico consiste na passagem de conteúdo do estômago de volta para o esófago, podendo produzir lesões neste canal quando se torna crónica. Existem plantas que ajudam a tratar ou a reduzir os sintomas deste problema. Numa revisão de 22 estudos, a murta e o marmeleiro demonstraram uma marcada redução nos sintomas de refluxo gastroesofágico, que se manteve após o final do tratamento. Com a murta, o efeito foi comparável ao obtido com o omeprazol (Journal of Alternative and Complementary Medicine, 2017). Experimente as soluções naturais que o naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa (IMT), partilhou com a Revista Prevenir.
3 plantas para combater o refluxo gastroesofágico
Marmeleiro
As suas mucilagens ajudam a tratar patologias do estômago e tubo digestivo, entre as quais o refluxo gastroesofágico. Contém pectinas que protegem o estômago da inflamação e da úlcera péptica. Também protegem contra a síndrome do cólon irritável.
- Experimente: Coma duas a três colheres de sopa de marmelada, 15 minutos antes do almoço ou jantar.
Alfarrobeira
Ceratonia siliqua L.
Rica em pectina, um glúcido com grandes propriedades de absorção de líquidos e protetor das paredes do estômago e restante tubo digestivo. A sua farinha origina a produção de um gel coloidal que ocupa um grande volume no estômago e impede o refluxo gastroesofágico.
- Experimente: Misture quatro colheres (de sopa) de farinha de alfarroba com água e consuma 30 minutos antes das refeições.
Murta
Myrtus communis L.
Os seus frutos contêm taninos, com ação adstringente e protetora do estômago; ácidos gordos, como o oleico e o palmítico, com ação anti-inflamatória e regeneradora dos tecidos; e fenóis, com ação antioxidante e antibiótica.
- Experimente: Consuma uma a duas colheres (de sopa) por dia dos frutos frescos ou secos, durante ou fora das refeições para prevenir o refluxo gastroesofágico. Também se faz compota em algumas regiões de Portugal, como Monchique.
Remédios caseiros para prevenir o refluxo
- Misture duas colheres (de sopa) de farinha de alfarroba com um pouco de água ou com a água do arroz. Ingira 10 a 20 minutos antes das refeições.
- Em alternativa coma uma a duas colheres (de sopa) de bagas de murta frescas ou secas. Ingira 10 a 20 minutos antes das refeições.