Soluções naturais para combater o refluxo gastroesofágico

refluxo gastroesofagico

O refluxo gastroesofágico consiste na passagem de conteúdo do estômago de volta para o esófago e existem plantas que ajudam a tratar ou a reduzir os sintomas deste problema.

  • IlustraçãoRita Ferreira 

O refluxo gastroesofágico consiste na passagem de conteúdo do estômago de volta para o esófago, podendo produzir lesões neste canal quando se torna crónica. Existem plantas que ajudam a tratar ou a reduzir os sintomas deste problema. Numa revisão de 22 estudos, a murta e o marmeleiro demonstraram uma marcada redução nos sintomas de refluxo gastroesofágico, que se manteve após o final do tratamento. Com a murta, o efeito foi comparável ao obtido com o omeprazol (Journal of Alternative and Complementary Medicine, 2017). Experimente as soluções naturais que o naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa (IMT), partilhou com a Revista Prevenir.

3 plantas para combater o refluxo gastroesofágico

Marmeleiro

Cydonia oblonga Mill.

 

refluxo gastroesofágico - marmeleiro

As suas mucilagens ajudam a tratar patologias do estômago e tubo digestivo, entre as quais a regurgitação gastroesofágica. Contém pectinas que protegem o estômago da inflamação e da úlcera péptica. Também protegem contra a síndrome do cólon irritável.

  • Experimente: Coma duas a três colheres de sopa de marmelada, 15 minutos antes do almoço ou jantar.

Alfarrobeira
Ceratonia siliqua L.

refluxo gastroesofágico - alfarrobeira

Rica em pectina, um glúcido com grandes propriedades de absorção de líquidos e protetor das paredes do estômago e restante tubo digestivo. A sua farinha origina a produção de um gel coloidal que ocupa um grande volume no estômago e impede a regurgitação.

  • Experimente: Misture quatro colheres (de sopa) de farinha de alfarroba com água e consuma 30 minutos antes das refeições.

Murta
Myrtus communis L.

refluxo gastroesofágico - murta

Os seus frutos contêm taninos, com ação adstringente e protetora do estômago; ácidos gordos, como o oleico e o palmítico, com ação anti-inflamatória e regeneradora dos tecidos; e fenóis, com ação antioxidante e antibiótica.

  • Experimente: Consuma uma a duas colheres (de sopa) por dia dos frutos frescos ou secos, durante ou fora das refeições. Também se faz compota em algumas regiões de Portugal, como Monchique.

Remédios caseiros para prevenir o refluxo gastroesofágico

  1. Misture duas colheres (de sopa) de farinha de alfarroba com um pouco de água ou com a água do arroz. Ingira 10 a 20 minutos antes das refeições.
  2. Em alternativa coma uma a duas colheres (de sopa) de bagas de murta frescas ou secas. Ingira 10 a 20 minutos antes das refeições.

 

Última revisão: Março 2018

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this