Estas plantas ajudam a prevenir a osteoporose

prevenir a osteoporose com a ajuda de plantas

Algumas plantas aumentam a densidade mineral óssea no organismo, estimulando a ação dos osteoblastos, células que ajudam a regenerar os ossos, e ajudando a prevenir a osteoporose.

  • IlustraçãoRita Ferreira 

Num estudo realizado com 122 mulheres na menopausa, a utilização da cavalinha obteve o mesmo efeito que o cálcio resultando num acréscimo de 2 por cento de remineralização óssea ao fim de um ano (Jornal Minerva Ortopédica e Traumatológica, 1999). A Revista Prevenir pediu ao naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa (IMT), que selecionasse três plantas que ajudam a prevenir a osteoporose, e que podem ser encontradas em ervanárias, dietéticas e supermercados.

Plantas que ajudam a prevenir a osteoporose

Cimicífuga

Cimicifuga racemosa L.

Promove a fixação de cálcio e de outros minerais nos ossos e a ação dos osteoblastos. É indicada em mulheres na menopausa, que assim podem ver aumentada não só a densidade mineral óssea, mas também a sua qualidade.

prevenir a osteoporose: Cimicífuga Cimicifuga racemosa L.

  • Experimente: Em comprimidos, a dose diária média inicial para ter um efeito fitofisiológico é de 40 a 80 mg de cimicífuga estandardizada a 2,5 por cento de glicosídeos triterpénicos. Consoante a gravidade da osteoporose, pode aumentar-se a dose até atingir os 200 mg por dia.

 

Soja
Glycine max (L.) Merr.

Tem um nível elevado de cálcio, principalmente se consumida sob a forma de tofu. Trata e ajuda a prevenir a osteoporose e contém isoflavonas, moléculas vegetais que aumentam a fixação do cálcio, principalmente em mulheres na menopausa. Por questões preventivas, a soja deverá ser não OMG (Organismo não Geneticamente Modificado) e de produção biológica.

prevenir a osteoporose: Soja Glycine max (L.) Merr.

  • Experimente: Utilize o tofu como alternativa à carne ou peixe. Cada porção de tofu (100 g) contém 150 a 300 mg de cálcio.

Cavalinha
Equisetum arvense L.

Aumenta a fixação de cálcio e fornece outros minerais essenciais para a manutenção de uma estrutura óssea saudável. Estimula a produção e a ação dos osteoblastos, evitando o risco de osteoporose e fraturas ósseas.

prevenir a osteoporose: Cavalinha Equisetum arvense L.

  • Experimente: Em comprimidos, tome 500 mg a 1 g por dia, durante 15 dias, pare 15 dias e retome. Faça o tratamento durante três meses. Em infusão, coloque uma colher (de sopa) em água, ferva durante um minuto e deixe em infusão durante dez minutos. Coe e beba até três vezes por dia.

Remédio caseiro

Quiche vegetariana para reforçar os ossos e prevenir a osteoporose

Faça um refogado com alho-francês e adicione brócolos, couves ou acelgas, previamente cozidos em vapor. À parte, bata dois ovos e junte a um copo de leite de soja com sal e pimenta. Coloque a massa na forma e misture o refogado com os ovos, deitando metade sobre a massa. Leve cerca de 45 minutos ao forno a 180ºC. Sirva com salada de alface com orégãos, sementes de linhaça tostadas e óleo de linhaça.

Última revisão: Junho 2016

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this