Os diferentes tipos de medicina alternativa

A legislação portuguesa já reconhece alguns tipos de medicina alternativa como terapêutica não convencional. Saiba o que são e como atuam alguns deles

A legislação portuguesa já reconhece alguns tipos de medicina alternativa como terapêutica não convencional. Saiba o que são e como atuam alguns deles.

  • PorCarlos Eugénio AugustoJornalista

 

Fitoterapia, acupuntura, homeopatia ou medicina tradicional chinesa. São todos tipos da chamada medicina alternativa. A legislação portuguesa já os reconhece como terapêutica não convencional, sendo das poucas no mundo a fazê-lo. Apesar de ainda haver alguma relutância a estes tipos de medicina alternativa, existem médicos da chamada medicina ocidental que acreditam no seu poder. Sobretudo quando utilizada em complementaridade. Para que perceba melhor como atuam, a Revista Prevenir elaborou um glossário com alguns dos tipos de medicina alternativa existentes.

Tipos de medicina alternativa

– Acupuntura

Consiste na aplicação manual de agulhas na epiderme que podem também ser ativadas por impulsos elétricos. Permite «modular o funcionamento do sistema nervoso, do sistema endócrino, do sistema imunitário e das glândulas exócrinas», refere a Sociedade Portuguesa Médica de Acupunctura.

– Fitoterapia

Técnica milenar que tem a sua aplicação nos princípios ativos de origem vegetal.


Recorre a plantas e a alguns dos seus componentes para conseguir uma estabilização correta do organismo.

– Osteopatia

Tem como propósito a harmonia estrutural do organismo, nomeadamente em termos de tecidos, como articulações, músculos, ligamentos e outros. A técnica utilizada tem nas mãos do terapeuta as suas ferramentas, com vista à eliminação do problema e identificação da sua origem.

– Homeopatia

Rege-se por quatro princípios: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, dosagem infinitesimal e medicamento singular. «Consiste em dar ao doente, em pequenas doses, uma substância que, administrada a uma pessoa saudável, reproduza os sintomas observados», descreve a Sociedade Homeopática de Portugal.

– Medicina Tradicional Chinesa

Estuda o equilíbrio energético do corpo humano. Nasceu na China há milhares de anos, e agrupa um conjunto de diversas práticas, como, por exemplo, a acupuntura ou o recurso a produtos derivados de plantas.

Última revisão: Novembro 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this