Eliminar piolhos sem químicos

Plantas que ajudam a eliminar piolhos de forma natural

Em alternativa aos produtos químicos, existem plantas medicinais com uma eficácia cientificamente comprovada para eliminar piolhos.

  • Ilustração
    Rita Ferreira

Se não pretende utilizar os vários produtos químicos que o mercado disponibiliza para eliminar piolhos, saiba que existem soluções naturais que o podem ajudar, segundo João Beles, naturopata. É o caso do óleo de árvore-do-chá. Num estudo (publicado, em 2010, no BMC Dermatology), realizado na Universidade de Queensland, na Austrália, este óleo juntamente com alfazema provou ser mais eficaz a eliminar piolhos do que os tratamentos que contêm inseticidas químicos butóxido de piperonila e piretrinas.

O naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa (IMT) indica à Revista Prevenir três plantas para eliminar os piolhos sem químicos.

Plantas eficazes para eliminar piolhos

Árvore-do-chá
Melaleuca alternifolia Cheel

Sob forma de óleo essencial, a árvore-do-chá ajuda a eliminar piolhos de forma natural

A árvore-do-chá pode ser utilizada como uma solução natural para eliminar piolhos

É utilizada em aromaterapia, ou seja, sob a forma de óleo essencial, cujo principal composto é o terpineno, com ação antibacteriana e antifúngica. A sua conjugação com outras plantas medicinais, principalmente com a alfazema, otimiza os seus resultados.

  • Como usar:
    Dilua o óleo num gel de aloé vera, que ajuda a acalmar a comichão e feridas provocadas pelos piolhos. Para uma colher de sopa de gel, utilize cinco gotas do óleo. Deixe atuar durante uma a duas horas, no mínimo, ou toda a noite.

Manjerona
Origanum majorana

Para eliminar piolhos de forma natural, experimente aplicar manjerona sob a forma de óleo essencial

A manjerona contém compostos fitoquímicos com ação para eliminar piolhos

Utilizada sob a forma de óleo essencial, contém compostos fitoquímicos com ação sobre a eliminação dos piolhos, como o 1,8-cineol, o mais tóxico para estes insetos. Além de ser eficaz na eliminação dos piolhos, tem efeito sobre as lêndeas e os ovos.

  • Como usar:
    Junte cinco gotas de óleo essencial de manjerona a duas colheres (de sopa) de óleo de coco, e deixe atuar durante a noite. Também pode aplicar uma fórmula com óleo de manjerona e outras plantas, à venda em farmácias e dietéticas.

Citronela
Cymbopogon nardus (L.) Rendle

Com ação repelente, a citronela é muito eficaz para eliminar piolhos e prevenir as recidivas

Utilize a citronela para eliminar piolhos sem recurso a químicos

Os seus componentes mais importantes são a citronelal, o geraniol e limoneno, com ação repelente. Esta ação é muito eficaz para eliminar piolhos e prevenir as recidivas.

  • Como usar:
    Existem fórmulas à venda em farmácias, parafarmácias, dietéticas e ervanárias em que o óleo de citronela está misturado com outros óleos essenciais. Compre um específico para crianças e cumpra as instruções das embalagens.

 


Remédios caseiros: eliminar piolhos

Opção 1

Junte ao óleo de rícino (Ricinus communis) alguns óleos essenciais, como o de árvore-do-chá, alfazema, eucalipto, manjerona ou citronela. Além de ser tóxico para os piolhos, a aplicação do óleo de rícino faz com que estes morram por asfixia.

Opção 2

  1. Faça uma infusão de arruda (duas colheres de sopa para 200 ml de água).
  2. Aplique no couro cabeludo.
  3. Cubra o cabelo com uma touca e deixe atuar durante duas horas.
Última revisão: Janeiro 2018

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this