Se não pretende utilizar os vários produtos químicos que o mercado disponibiliza para eliminar piolhos, saiba que existem soluções naturais que o podem ajudar, segundo João Beles, naturopata. É o caso do óleo de árvore-do-chá. Num estudo (publicado, em 2010, no BMC Dermatology), realizado na Universidade de Queensland, na Austrália, este óleo juntamente com alfazema provou ser mais eficaz a eliminar piolhos do que os tratamentos que contêm inseticidas químicos butóxido de piperonila e piretrinas.
O naturopata João Beles, professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa (IMT) indica à Revista Prevenir três plantas para eliminar os piolhos sem químicos.
Plantas eficazes para eliminar piolhos
Árvore-do-chá
Melaleuca alternifolia Cheel

A árvore-do-chá pode ser utilizada como uma solução natural para eliminar piolhos
É utilizada em aromaterapia, ou seja, sob a forma de óleo essencial, cujo principal composto é o terpineno, com ação antibacteriana e antifúngica. A sua conjugação com outras plantas medicinais, principalmente com a alfazema, otimiza os seus resultados.
- Como usar:
Dilua o óleo num gel de aloé vera, que ajuda a acalmar a comichão e feridas provocadas pelos piolhos. Para uma colher de sopa de gel, utilize cinco gotas do óleo. Deixe atuar durante uma a duas horas, no mínimo, ou toda a noite.

Manjerona
Origanum majorana

A manjerona contém compostos fitoquímicos com ação para eliminar piolhos
Utilizada sob a forma de óleo essencial, contém compostos fitoquímicos com ação sobre a eliminação dos piolhos, como o 1,8-cineol, o mais tóxico para estes insetos. Além de ser eficaz na eliminação dos piolhos, tem efeito sobre as lêndeas e os ovos.
- Como usar:
Junte cinco gotas de óleo essencial de manjerona a duas colheres (de sopa) de óleo de coco, e deixe atuar durante a noite. Também pode aplicar uma fórmula com óleo de manjerona e outras plantas, à venda em farmácias e dietéticas.
Citronela
Cymbopogon nardus (L.) Rendle

Utilize a citronela para eliminar piolhos sem recurso a químicos
Os seus componentes mais importantes são a citronelal, o geraniol e limoneno, com ação repelente. Esta ação é muito eficaz para eliminar piolhos e prevenir as recidivas.
- Como usar:
Existem fórmulas à venda em farmácias, parafarmácias, dietéticas e ervanárias em que o óleo de citronela está misturado com outros óleos essenciais. Compre um específico para crianças e cumpra as instruções das embalagens.
Remédios caseiros
Opção 1
Junte ao óleo de rícino (Ricinus communis) alguns óleos essenciais, como o de árvore-do-chá, alfazema, eucalipto, manjerona ou citronela. Além de ser tóxico para os piolhos, a aplicação do óleo de rícino faz com que estes morram por asfixia.
Opção 2
- Faça uma infusão de arruda (duas colheres de sopa para 200 ml de água).
- Aplique no couro cabeludo.
- Cubra o cabelo com uma touca e deixe atuar durante duas horas.