Soluções naturais contra a dermatite seborreica

dermatite seborreica

Algumas plantas medicinais, com efeito antifúngico e capacidade depurativa, ajudam no tratamento da dermatite seborreica.

  • IlustraçãoRita Ferreira

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória associada ao aumento da produção de oleosidade e proliferação de fungos. Algumas plantas com ação antifúngica e depurativa ajudam no tratamento da doença, tal como alguns estudos têm vindo a provar. De acordo com uma estudo publicado em 2014 pelo Annals of Dermatology, um champô contendo rosa-das-cem-pétalas e um derivado de chá verde conseguiram uma resposta mais rápida nas lesões eritematosas moderadas do que um champô com zinco (piritionato) a 1% e foi associado a uma maior satisfação por parte dos utilizadores do que o champô antifúngico de cetoconazol a 2%.

Plantas que ajudam no tratamento da dermatite seborreica

Rosa-de-cem-pétalas

Rosa centifolia L.

Rosa-de-cem-pétalas Rosa centifolia L. contra a dermatite seborreica

É a espécie de rosa mais estudada no tratamento da dermatite seborreica. Exerce um efeito calmante, anti-inflamatório, regenerador da pele, reduzindo a vermelhidão e a descamação. Reduz a oleosidade e tem um efeito antifúngico sobre os fungos do género malassezia, associados à dermatite seborreica.

  • Experimente: Aplicar à noite o óleo de pétalas diretamente no couro cabeludo ou nas zonas afetadas. De manhã, lave o cabelo com um champô à base de plantas medicinais (rosa, camomila, aveia ou urtiga).

Árvore-do-chá
Melaleuca alternifolia Cheel.

Árvore-do-chá Melaleuca alternifolia Cheel. contra a dermatite seborreica

O óleo obtido através desta planta tem uma ação antifúngica, regeneradora e anti-inflamatória. Também é utilizado no tratamento da caspa e de outras doenças causadas por fungos como a onicomicose ou pé de atleta.

  • Experimente: Diluir o óleo essencial num excipiente com propriedades medicinais, como o gel de aloé vera ou a pomada de calêndula. Evite o contacto do óleo com os olhos.

Bardana
Arctium lappa L.

Bardana Arctium lappa L. contra a dermatite seborreica

Trata as doenças de pele de dentro para fora, desintoxicando o organismo e reduzindo a produção de oleosidade, atuando também como regulador da resposta exacerbada do sistema imunitário à presença de fungos.

  • Experimente: Em comprimidos de 200 mg, quatro vezes ao dia; ou em pó, uma colher (de café), duas vezes ao dia. Pode fazer uma infusão com a raiz que pode beber e aplicar diretamente no couro cabeludo, deixando secar naturalmente e atuar durante duas horas.

Remédio caseiro

Tratamento tópico para a dermatite seborreica

Junte duas colheres (de sopa) de raiz de bardana, flores de camomila e calêndula. Deixe em infusão 30 minutos e coe. Aplique no couro cabeludo à noite, fazendo uma ligeira massagem, deixe secar e lave a cabeça no dia seguinte.

Última revisão: Janeiro 2017

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this