Soluções naturais para o alívio das hemorroidas

Plantas que ajudam no alívio das hemorroidas de forma natural

Para o alívio das hemorroidas, a naturopatia recomenda o uso de plantas venotónicas e cicatrizantes.

  • IlustraçãoRita Ferreira

A doença hemorroidária consiste numa dilatação das veias do reto e ânus, que pode ser acompanhada de inflamação, prurido ou dor. Para o alívio das hemorroidas, existem algumas plantas, como o aloé vera, que já comprovaram a sua eficácia, refere João Beles, naturopata, à Revista Prevenir.

Num estudo, publicado, em 2010, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, foram divididos por dois grupos os pacientes que tinha realizado uma hemorroidectomia. No pós-cirúrgico, foi aplicado aloé vera a 24 pessoas, três vezes por dia, durante um mês, juntamente com o tratamento convencional. Aos outros 25 pacientes, não foi aplicado aloé vera. Quando comparados, o primeiro grupo obteve resultados de cicatrização mais rápidos (às duas semanas), tendo utilizado menos analgésicos e passado por menos horas de dor pós-cirúrgica.

Plantas que ajudam no alívio das hemorroidas

Gilbardeira
Ruscus aculeatus L.

Contém substâncias (saponósidos) com ação venotónica, ajudando a melhorar a circulação venosa. Também ajuda a reforçar a parede dos capilares sanguíneos, prevenindo edemas que podem agravar o quadro hemorroidal.

Graças às substâncias que contém, a gilbardeira é uma planta que ajuda no alívio das hemorroidas

A gilbardeira é uma planta eficaz no alívio das hemorroidas

  • Como usar:
    O tratamento é feito com as raízes e rizomas, 2 a 4 g por dia em infusão ou cozimento em 1L de água. Não são utilizadas nem as folhas nem o fruto.
  • Tenha cuidado: Se a gilbardeira causar disfunções gástricas, diminua a dose ou adicione plantas digestivas, como o funcho ou a alcachofra.

Aloé vera
Aloe vera L.

Por ter um efeito cicatrizante, o aloé vera consegue atuar eficazmente no alívio das hemorroidas

O aloé vera é uma das plantas que podem ajudar no alívio das hemorroidas

O seu gel tem um efeito cicatrizante, uma ação suave contra a obstipação – muito importante para diminuir a pressão na zona das hemorroidas-, facilitando o tratamento.

  • Como usar:
    Beber 2 a 5 ml do gel, duas vezes por dia; em supositório, 2 a 3 aplicações por dia; em pomada, aplicar diretamente na zona afetada.

Videira
Vitis Vinifera L.

Para o alívio das hemorroidas, apesar de toda a videira poder ser benéfica, as grainhas da uva são as que têm maior concentração de compostos com ação venotónica e cicatrizante

A videira é outra das plantas que pode atuar no alívio das hemorroidas

No contexto das hemorroidas, apesar de toda a videira poder ser benéfica, as grainhas da uva são as que têm maior concentração de compostos com ação venotónica e cicatrizante.

  • Como usar:
    200 a 400 mg/dia de grainhas de uva em extrato seco; 1 copo de vinho por dia à refeição.

 


Remédio caseiro: pomada anti-hemorroidas

Faça uma pomada à base das três plantas: gilbardeira, aloé vera e videira. Pode adicionar arnica, hortelã-pimenta, centelha asiática, hamamelis, calêndula ou castanheiro-da-Índia. Em casos mais agudos, experimente fazer banhos de assento com água de malvas durante 5 a 10 minutos. A água prepara-se com folhas frescas, em infusão durante 15 minutos.

Última revisão: Abril 2015

Mais sobre:

Experimente

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this