Sabe quando fazer uma mamografia?

A idade ideal para fazer uma mamografia

É essencial para detetar nódulos ou calcificações que não tenham sido descobertos por palpação à mama. Saiba quando fazer uma mamografia.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista
  • Nazaré TochaJornalista

  • ColaboraçãoDra. Fátima CardosoOncologista médica

O sintoma mais frequente do cancro da mama é um nódulo que, regra geral, é fácil de detetar através da palpação da mama ou das axilas. Porém, algumas irregularidades não são identificadas aquando do autoexame da mama, sendo necessário fazer uma mamografia. Em que idade realizar este exame? De quanto em quanto tempo deve ser repetido? Que outros exames podem ser feitos em complementaridade? Fátima Cardoso, médica oncologista e diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, responde a estas dúvidas.

Mamografia: o que é?

Trata-se de um exame de imagem ao tecido mamário, obtido através de raio-X de baixa dose.

Para que serve?

A mamografia pode detetar irregularidades, como nódulos ou calcificações, que podem ser sinal de tumor ou cancro, antes que sejam descobertos por palpação.


Idade certa para fazer uma mamografia

É uma técnica de rastreio prioritária a partir dos 50 anos. Fátima Cardoso recomenda que a mulher «faça uma primeira avaliação com mamografia e ecografia aos 35 anos para ter uma avaliação de base que sirva de comparação no futuro. Depois, a partir dos 40 anos, recomendo que se repita a mamografia de 2 em 2 anos ou de 3 em 3, em função do risco da mulher».

Exames complementares

A ecografia é outra técnica que permite obter uma imagem através de ultrassons. Geralmente, é utilizada como complemento da mamografia, embora seja frequente fazê-lo isoladamente antes dos 30 anos. Outro exame que pode ser usado em complemento à mamografia é a ressonância magnética. Esta utiliza um campo magnético intenso para a obtenção de imagens mais detalhadas.

Última revisão: Outubro 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this