O que dizem os valores de hemoglobina sobre a sua saúde?

Os valores de hemoglobina no sangue indicam se existe algum tipo de doença, como anemia, doença cardíaca congénita, fibrose pulmonar, entre outras

Servem para avaliar as células sanguíneas. Sabe o que pode significar ter valores de hemoglobina mais baixos ou mais altos do que o considerado normal?

  • PorCarlos Eugénio AugustoJornalista

  • ColaboraçãoDr. João Pedro PatrocínioMédico interno de Medicina Geral e Familiar

Para avaliar as células sanguíneas realiza-se uma análise de hemograma. Consoante os valores de hemoglobina indicados, é possível saber se existe algum tipo de doença, como anemia, doença cardíaca congénita, fibrose pulmonar, entre outras. João Pedro Patrocínio, médico interno de Medicina Geral e Familiar, explica à Revista Prevenir o significado para os diferentes valores de hemoglobina e o que deve fazer para os equilibrar.

Análise indicada

A hemoglobina é uma proteína presente no interior das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) que transporta o oxigénio dos pulmões para as células do organismo e é responsável pela cor dos glóbulos vermelhos. Para se obter os valores de hemoglobina, é feita uma análise de hemograma.


Esta verifica as quantidades das diversas células sanguíneas, nomeadamente glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Se os valores de hemoglobina estão alterados…

Os valores de referência para a hemoglobina variam consoante o sexo: no homem, devem estar entre 14 e 17 g/dL; na mulher, entre 12 e 15 g/dL. Mas, por vezes, em algumas pessoas, estes valores são inferiores ou superiores.

– Quando os valores de hemoglobina são inferiores

«O facto de o resultado indicar um valor inferior ao considerado normal pode significar anemia», explica o especialista.

– Quando os valores de hemoglobina são superiores

«Se os resultados se revelarem acima da referência, isso pode sugerir, por exemplo, uma doença cardíaca congénita, cor pulmonale, excesso de eritropoietina (células vermelhas), fibrose pulmonar ou policitemia vera», indica João Pedro Patrocínio à Revista Prevenir.

Conselho médico

«Em caso de anemias por deficiência de ferro, a alimentação deve ser reforçada com leguminosas, espinafres, brócolos e carne vermelha magra de cortes mais magros, como lombo de vaca, alcatra e acém redondo», aconselha João Pedro Patrocínio.

Última revisão: Janeiro 2018

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this