Glicose no sangue: o que dizem os valores

Saiba que estratégias adotar para que os seus valores de glicose no sangue não sejam superiores aos recomendados

Quando os níveis de glicose no sangue são superiores aos valores de referência, algo de errado se pode passar no organismo. Saiba o que pode significar e o que tem de fazer.

  • PorCarlos Eugénio AugustoJornalista

  • ColaboraçãoDr. João Pedro PatrocínioMédico interno de Medicina Geral e Familiar

A glicose no sangue, também conhecida por glucose, «constitui a forma principal de utilização dos açúcares pelo organismo», refere o Dicionário de Termos Médicos (Porto Editora). Conhecer os seus valores no sangue é essencial para diagnosticar ou vigiar a diabetes. João Pedro Patrocínio, médico interno de Medicina Geral e Familiar, falou com a Revista Prevenir e indica os valores de referência da glicose no sangue e o que devemos fazer para que não ultrapassem o limite saudável.

Uma glicose no sangue com valores acima dos de referência pode significar que existe maior risco de desenvolver diabetes ou conformar o diagnóstico desta doença

Significado dos valores de glicose no sangue

O valor de referência da glicose no sangue é de 70 a 110 mg/dL. «O registo de valores em jejum acima de 110 mg/dL e abaixo de 126 mg/dL traduz uma anomalia dos níveis de açúcar no sangue (glicemia)», afirma o médico especialista à Revista Prevenir.

Quando isso acontece, significa que existe «maior risco de desenvolver diabetes. Um valor em jejum de 126 mg/dL ou superior significa, provavelmente, o diagnóstico de diabetes mellitus», indica João Pedro Patrocínio à Revista Prevenir.


O que pode fazer

Se os valores da glicose no sangue se encontram acima dos valores de referência está na hora de atuar. Deve adotar hábitos de vida que ajudem a voltar aos níveis saudáveis, como explica João Pedro Patrocínio. «A adoção de um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada; o combate ao sedentarismo, com a prática de exercício físico regular; deixar de fumar; o consumo de, pelo menos, seis refeições por dia, de modo a não passar muito tempo em jejum, diminuindo, assim, a probabilidade de uma crescente insulinorresistência reduzem a probabilidade de se vir a desenvolver diabetes mellitus», conclui o médico especialista.

Última revisão: Janeiro 2018

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this