Glicose no sangue: o que dizem os valores

Saiba que estratégias adotar para que os seus valores de glicose no sangue não sejam superiores aos recomendados

Quando os níveis de glicose no sangue são superiores aos valores de referência, algo de errado se pode passar no organismo. Saiba o que pode significar.

  • PorCarlos Eugénio AugustoJornalista

  • ColaboraçãoDr. João Pedro PatrocínioMédico interno de Medicina Geral e Familiar

A glicose, também conhecida por glucose, «constitui a forma principal de utilização dos açúcares pelo organismo», refere o Dicionário de Termos Médicos (Porto Editora). Conhecer os seus valores no sangue é essencial para diagnosticar ou vigiar a diabetes. João Pedro Patrocínio, médico interno de Medicina Geral e Familiar, indica-lhe os valores de referência de glicose no sangue e o que deve fazer para que os seus não sejam superiores.

Significado dos valores de glicose no sangue

O valor de referência da glicose no sangue é de 70 a 110 mg/dL. «O registo de valores em jejum acima de 110 mg/dL e abaixo de 126 mg/dL traduz uma anomalia dos níveis de açúcar no sangue (glicemia).


Tal implica maior risco de desenvolver diabetes. Um valor em jejum de 126 mg/dL ou superior significa, provavelmente, o diagnóstico de diabetes mellitus», indica o especialista à Revista Prevenir.

Conselho médico

«A adoção de um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada; o combate ao sedentarismo, com a prática de exercício físico regular; a cessação tabágica; o consumo de, pelo menos, seis refeições por dia, de modo a não passar muito tempo em jejum, diminuindo, assim, a probabilidade de uma crescente insulinorresistência reduzem a probabilidade de se vir a desenvolver diabetes mellitus».

Última revisão: Janeiro 2018

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this