Como é feito o exame pélvico

como é feito um exame pélvico

O exame pélvico permite detetar quistos, miomas, infeções e sinais de cancro. Saiba como deve preparar-se e o que acontece durante a sua realização.

  • ColaboraçãoDra. Marcela ForjazMédica ginecologista

O exame pélvico é um procedimento de curta duração, em que o médico observa e palpa os órgãos reprodutivos e examina a vulva, vagina, colo do útero, útero, reto e pélvis, incluindo os ovários, à procura de massas ou outras anormalidades.

Por que deve fazer

Permite detetar anormalidades como quistos nos ovários, infeções sexualmente transmissíveis, miomas uterinos ou sinais de cancro.

Como é feito

É feita uma observação externa à vulva em busca de irritações, vermelhidão, feridas, inchaços ou outras anormalidades e um exame interno, com um espéculo – a introdução deste instrumento pode gerar desconforto, pelo que manter-se o mais descontraída possível poderá ajudar.

Poderá sentir-se mais confortável se estiver de bexiga vazia

Para examinar os órgãos pélvicos, é necessário palpar o abdómen e a pélvis – o médico insere dois dedos na vagina, enquanto a outra mão pressiona o exterior do baixo abdómen, analisando o tamanho e forma do útero e ovários em busca de sensibilidade ou massas.

Como preparar-se

Não é necessária preparação especial, embora o médico possa recomendar fazê-lo quando não estiver menstruada. Poderá sentir-se mais confortável de bexiga vazia.


Com que frequência deve fazer o exame pélvico

«Todas as mulheres devem ser observadas desta forma no contexto de uma consulta de ginecologia, devendo ser repetido sempre que o intervalo entre consultas seja superior a seis meses ou caso haja queixas que o justifiquem – dor, sensação de peso pélvico, massas palpáveis, prurido, ardor. Caso não tenham iniciado a atividade sexual, o exame deverá ser adaptado a essa condição», afirma Marcela Forjaz, médica ginecologista, em entrevista à Revista Prevenir.

Última revisão: Março 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this