Vai fazer uma colposcopia? É isto que tem de saber

colposcopia como preparar-se

A colposcopia é um exame que permite observar o colo do útero e é recomendado caso o seu médico encontre alguma irregularidade nos exames de rotina.

  • ColaboraçãoDra. Marcela ForjazMédica ginecologista

A colposcopia destina-se a examinar de perto o colo do útero, a vagina e a vulva em busca de sinais de doença e é recomendado caso o Papanicolau ou o exame pélvico demonstrem alguma irregularidade.

Porque deve fazer

A colposcopia pode ser usada para diagnosticar cancro do colo do útero, verrugas genitais, cervicite (inflamação do cérvix), alterações pré-cancerosas no colo do útero, vagina, vulva e cancro vaginal ou vulvar.

Como é feito

O médico utiliza um instrumento (colposcópio) com luz brilhante e amplificação, que lhe permite observar o colo do útero.

Como preparar-se

  • Evite marcar o exame durante a menstruação.
  • Não tenha relações sexuais dois dias antes do exame.
  • Não utilize tampões ou medicamentos vaginais dois dias antes do exame.

Com que frequência deve fazer a colposcopia

«Este exame tem indicação formal quando a citologia (Papanicolau) está alterada ou quando se detetam alterações macroscópicas no colo. Sendo um exame a que se recorre para esclarecimento de patologias, deve ser repetido de acordo com as recomendações estabelecidas para cada patologia», refere Marcela Forjaz, médica ginecologista, em entrevista à Revista Prevenir.

Última revisão: Março 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this