A psoríase é uma doença crónica de pele comum que se apresenta sob a forma de manchas avermelhadas e descamativas e não é uma doença contagiosa. Resulta de uma resposta inadequada do sistema imunitário individual ao seu próprio corpo e pode surgir em qualquer idade. Provém de um distúrbio do sistema imunológico e tem uma componente hereditária, sendo considerada uma doença inflamatória global com repercussão geral noutros sistemas. Mais de 250 mil portugueses sofrem desta doença de pele sem cura e 10 a 15 por cento dos doentes com psoríase desenvolvem artrite psoriática, uma inflamação das articulações que provoca inchaço e dor, tornando-se fisicamente debilitante.
Sintomas da psoríase
- Pequenas manchas vermelhas na pele cobertas por escamas prateadas;
- Comichão, ardor ou dor;
- Pele seca e gretada que pode sangrar.
Nas crianças, os primeiros sinais de psoríase surgem na região da fralda, assemelhando-se a assaduras. Podem alastrar-se depois para outras zonas.
No couro cabeludo, manifesta-se através de escamas brancas espessas que ficam agarradas ao couro cabeludo, assemelhando-se à caspa.

Zonas do corpo mais afetadas pela psoríase
- Joelhos
- Cotovelos
- Costas
- Unhas
- Axilas
- Couro cabeludo
- Nádegas
- Sobrancelhas
- Umbigo
Principais fatores de risco…
… que podem desencadear ou agravar a psoríase:
- Beber álcool;
- Doenças infeciosas;
- Stresse;
- Climas frios;
- Medicamentos;
- Problemas psicológicos;
- Obesidade;
- Fumar.
Tratamento da psoríase
Manter a pele hidratada, usar protetor solar, evitar coçar ou tocar agressivamente nas lesões cutâneas e evitar tomar banho com água demasiado quente são alguns dos cuidados a ter. Se a psoríase for localizada, trata-se através da aplicação tópica de cremes e pomadas com corticoides e derivados de vitamina D e utilização de champôs com moléculas anti-inflamatórias que ajudam na descamação. Em casos mais graves e extensos, é aconselhada terapêutica medicamentosa mais ou menos complexa. Mas é essencial consultar o dermatologista para que este faça um diagnóstico exato e encontre o tratamento adequado para si.