Otite: causas, sintomas e tratamento

Otite: sintomas, causas e tratamento

A probabilidade de ter uma otite até aos 7 anos é de 90 por cento, pelo que é provável que já tenha sentido na pele a dor provocada por esta infeção do ouvido médio. Febre, mal-estar, vómitos, diarreias e ligeira perda auditiva são outros sintomas que podem surgir.

  • EdiçãoCarlos Eugénio Augusto

  • Colaboração
    Prof. Dr. Jorge Spratley
    Médico otorrinolaringologista

Resultado da inflamação na cavidade do ouvido médio, a otite média aguda é uma das infeções mais comuns na infância. Na maioria dos casos, é facilmente resolvida, mas, se mal curada, pode afetar gravemente zonas adjacentes ao ouvido. Jorge Spratley, médico otorrinolaringologista e presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) falou com a Prevenir e explicou-nos tudo o que temos de saber sobre eta doença.

Idade é principal fator de risco

O intervalo mais provável para ocorrer um episódio de otite média aguda é entre os 12 meses e os 5 anos de idade. A probabilidade de ocorrência desta inflamação em crianças até aos 7 anos é de 90 por cento. Perante três ou mais episódios num período de seis meses é assumido que se trata de um quadro recorrente que justifica avaliação por um médico otorrinolaringologista. A amamentação materna ajuda a prevenir a ocorrência de otites, pois o leite materno possui compostos nutritivos que reforçam a proteção contra as infeções. Frequentar um infantário é outro fator de risco por ser um espaço com maior probabilidade de transmissão de infeções, e as crianças terem menos defesas ativas.

As causas mais comuns de otite são alergias respiratórias, exposição ao fumo do tabaco, beber biberão na posição horizontal e constipações

As principais causas

Os agentes inflamatórios que afetam as vias respiratórias e podem provocar uma otite divergem entre vírus (rinovírus, parainfluenza e coronavírus) e bactérias (Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis).
As causas mais comuns de otite são alergias respiratórias, exposição ao fumo do tabaco, beber biberão na posição horizontal e constipações. A frequência de piscinas não é recomendável a crianças propensas a otites, pois os produtos usados no tratamento da água, do mesmo modo que inflamam os olhos, podem “irritar” as fossas nasais e afetar o ouvido.

Sintomas de otite

Os sintomas de otite variam entre dor, febre, mal-estar, prostração e/ou irritabilidade. Podem ainda existir vómitos, diarreias e ligeira perda auditiva.

Como se faz o diagnóstico

O diagnóstico assenta no quadro clínico e sintomas. A confirmação da otite é feita por otoscopia realizada com o canal auditivo devidamente limpo.


Tratamento da otite

Perante uma otite com dor ligeira e/ou sem febre, recomenda-se vigilância, eventual toma de paracetamol e reavaliação após 48 horas. O antibiótico é opção com febre alta e/ou dor forte, ou em episódios recorrentes. Se mal curada, a infeção pode reativar-se para formas mais fortes e afetar zonas adjacentes ao ouvido, evoluindo para meningite, mastoidite, surdez ou paralisia facial.

Última revisão: Julho 2021

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this