facebook-icon facebook-icon instagram-icon instagram-icon

O que sabe sobre a DPOC?

DPOC: o que é, quais as consequências e quem apresenta maior risco

40 a 50 por cento dos fumadores irá desenvolver esta doença progressiva e incapacitante. Saiba o que tem de fazer para prevenir a DPOC.

  • PorRita AlvesJornalista

  • ColaboraçãoDr. Jaime PinaMédico especialista em Imunoalergologia e Pneumologia

Embora anteriormente a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) fosse mais comum em homens, atualmente afeta ambos os géneros quase da mesma forma, com taxas de mortalidade semelhantes. Esta mudança que se deve ao facto de as mulheres estarem a fumar cada vez mais, refere a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que acontece aos nossos pulmões na DPOC

A DPOC «é uma doença progressiva e incapacitante, caracterizada por uma inflamação crónica dos brônquios – com tosse e expetoração que começa por ser frequente, depois, persistente e, por fim, permanente – e enfisema, que se traduz em cansaço», explica Jaime Pina, médico especialista em Imunoalergologia e Pneumologia, à Revista Prevenir.

85 % dos casos de DPOC são provocados pelo fumo do tabaco

Manifesta-se por «tosse com expetoração durante muitos anos, desvalorizada pelo doente (a chamada tosse ou bronquite do fumador). Em fases mais avançadas, surge o cansaço – progressivo para esforços cada vez menores, acabando por afetar a realização de tarefas diárias», alerta o especialista, segundo o qual, a melhor forma de prevenir a doença pulmonar obstrutiva crónica é não fumar, seja de forma ativa ou passiva


Atenção fumadores: Tosse com expetoração matinal é mau sinal
«É normal, quando se fuma, ter tosse com expetoração, mas em caso algum a tosse com expetoração é normal», alerta Jaime Pina, médico especialista em Imunoalergologia e Pneumologia. Este «é um sinal de que algo não está bem no pulmão e, neste caso, é um sintoma da DPOC».


Os números da DPOC

40 a 50 por cento dos fumadores irá desenvolver a doença, face a dez por cento em não fumadores, revela a European Lung Foundation.

251 milhões de casos de DPOC, foram registados em 2016, no mundo, segundo o estudo Global Burden of Disease Study.

1055 mulheres morreram, em 2015, em Portugal, devido à DPOC, indica o relatório Causas de Morte 2015, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

300 mil mortes na Europa acontecem todos os anos devido a esta doença, o equivalente a três bombas Hiroshima, refere a European Lung Foundation.

Última revisão: Março 2018

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this