O que deve saber sobre o vírus monkeypox

Vírus monkeypox: o que é, sintomas

Os sinais e sintomas da infeção por vírus monkeypox incluem febre, dores de cabeça, nódulos linfáticos inchados, dores musculares e fadiga, com marcada variabilidade de sinais e sintomas de doente para doente. Tipicamente, 1 a 3 dias depois, aparece uma erupção cutânea generalizada que evolui de manchas para vesículas e depois crostas, com resolução em semanas.

  • PorProfessor Doutor António Vaz CarneiroMédico especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde preside ao Instituto de Saúde Baseada na Evidência. Diretor da Cochrane Portugal e coordenador do Choosing Wisely Portugal, projeto da Ordem dos Médicos

A (inapropriadamente designada) varíola dos macacos é uma doença rara provocada por um vírus monkeypox (MP). Este circula na Natureza em África, em animais de zonas florestadas, e mantém uma relação genética com o vírus da varíola, doença erradicada em 1980. O aparecimento desta infeção em diversos países fora de África – incluindo Portugal, que apresenta mais de 200 casos à data em que este artigo foi escrito – levou a um interesse renovado por esta rara patologia.

Como é feita a transmissão do vírus monkeypox

A transmissão do vírus monkeypox acontece através de contacto íntimo com o doente infetado apresentando erupções cutâneas, assim como através de partículas respiratórias. O contágio com superfícies contaminadas é raro, mas possível (JAMA online Junho 9, 2022). Até agora, os casos fora de África tinham acontecido em viajantes provenientes dessas áreas endémicas, mas a presente situação é diferente, já que numa percentagem elevada de casos não se verificam histórias de viagens, existindo na sua maior parte em doentes do sexo masculino que se autoidentificam como homossexuais.

«Indivíduos diagnosticados com infeção por vírus monkeypox e com quadro clínico grave, imunossuprimidos, mulheres grávidas, a amamentar ou crianças com menos de oito anos podem ser candidatos a um medicamento antiviral ou tratamento com anticorpos (imunoglobulina intravenosa de Vaccinia)»

Principais sintomas da infeção por vírus monkeypox

Os sinais e sintomas desta infeção incluem febre, dores de cabeça, nódulos linfáticos inchados (no pescoço, axila ou virilhas), dores musculares e fadiga, com marcada variabilidade de sinais e sintomas de doente para doente. Tipicamente, 1-3 dias após o surgimento da febre, aparece uma erupção cutânea generalizada, com início habitual na cara, que evolui de manchas para vesículas e depois crostas, com resolução em semanas, não existindo tratamento preventivo (vacinas) ou curativo (antivirais) para a infeção pelo vírus monkeypox. No entanto, indivíduos diagnosticados com infeção e com quadro clínico grave, imunossuprimidos, mulheres grávidas, a amamentar ou crianças com menos de oito anos podem ser candidatos a um medicamento antiviral ou tratamento com anticorpos (imunoglobulina intravenosa de Vaccinia).

Uma nova infeção viral

Parece podermos estar em presença de uma nova infeção viral, de fonte desconhecida, com gravidade muito baixa (segundo os dados até agora disponíveis) e que existe apenas em certos grupos de risco.

Tem sintomas?

As pessoas com sintomas de infeção por vírus monkeypox que tenham vindo recentemente de África, com contactos diretos com um infetado, devem contactar as autoridades de saúde (808 24 24 24) e isolar-se até completa resolução dos sintomas.

Última revisão: Julho 2022

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this