O que acontece aos pulmões se ficar com COVID-19?

Na maioria dos casos, os sintomas são ligeiros, mas alguns doentes podem ficar com sequelas pulmonares, como explica Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista.

  • PorProfessor Doutor Carlos Robalo Cordeiro
    Médico pneumologista, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), professor catedrático de Pneumologia, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), membro do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos

O que acontece aos pulmões se ficar com COVID-19?

Carlos Robalo Cordeiro, diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e membro do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos responde a esta questão. Veja o vídeo que preparámos para si.

COVID-19: principais sintomas

80 por cento das pessoas infetadas  com o novo coronavírus têm uma doença muito ligeira. Os sintomas mais frequentes são: tosse, febre e dores no corpo. Menos comum, a sensação de falta de ar é sinal que a doença atingiu os pulmões. Cerca de 15 por cento dos doentes com COVID-19 necessita de ir para o hospital. Em cinco por cento dos doentes, a doença manifesta-se de forma mais grave, sob a forma de pneumonia que leva os doentes a Unidades de Cuidados Intensivos.

O que pode acontecer aos pulmões

Nos doentes com doença grave provocada pela COVID-19, os pulmões são afetados de forma muito significativa:

  • Reação inflamatória muito acentuada
  • Insuficiência respiratória progressiva
  • Necessidade de ventilador

Estes doentes ficam, em média, duas a três semanas internados em Unidades de Cuidados Intensivos. Alguns destes doentes podem ficar com sequelas pulmonares. «A insuficiência respiratória pode manter-se após a infeção», afirma o médco pneumologista Carlos Robalo Cordeiro

Última revisão: Abril 2020

Mais sobre:

COVID-19

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this