Diarreia: o que fazer e quando ir ao médico?

Diarreia: Como tratar e quando ir ao médico

A diarreia pode ser travada, muitas vezes, sem ter de sair de casa. Mas há sinais a que deve estar atento.

  • PorFátima Lopes Cardoso

  • ColaboraçãoDr. Rui NogueiraMédico especialista em Medicina Geral e Familiar

A maior parte dos casos são provocados por «gastroenterites víricas ou por intoxicação alimentar, sobretudo no verão», refere Rui Nogueira à Revista Prevenir, segundo o qual: «A diarreia com menos de seis dejeções num espaço de 24 horas não é preocupante. Já quando é intercalada com obstipação (prisão de ventre) sem que haja uma causa aparente surge a suspeita de cancro do intestino», alerta o especialista, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).


O que fazer se a diarreia surgir

«Altere os hábitos, retirando os alimentos como legumes, fruta e fibras, pois provocam a diarreia. Faça uma dieta à base de canja de arroz, cenoura, batata, arroz e peixe cozido. Os restantes alimentos deverão ser integrados aos poucos», aconselha o especialista.

  • Vá ao médico se… «o problema se prolonga por três ou quatro dias, sem evolução favorável; se ocorrer em crianças lactentes, idosos ou doentes crónicos – para evitar risco de desidratação –; ou se a diarreia alterna com obstipação, sendo que, neste caso, deve procurar o médico com urgência», alerta o especialista.

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this