Diarreia: o que fazer e quando ir ao médico?

Diarreia: Como tratar e quando ir ao médico

A diarreia pode ser travada, muitas vezes, sem ter de sair de casa. Mas há sinais a que deve estar atento.

  • PorFátima Lopes Cardoso

  • ColaboraçãoDr. Rui NogueiraMédico especialista em Medicina Geral e Familiar

A diarreia é um problema de saúde comum. A maior parte dos casos são provocados por «gastroenterites víricas ou por intoxicação alimentar, sobretudo no verão», refere Rui Nogueira, médico especialista em Medicina Geral e Familiar, à Revista Prevenir. A quantidade de dejeções e a associação ou não a outros sintomas pode ser indicadora da gravidade do problema, como nos explica o médico. Segundo o especialista: «A diarreia com menos de seis dejeções num espaço de 24 horas não é preocupante. Já quando é intercalada com obstipação (prisão de ventre) sem que haja uma causa aparente surge a suspeita de cancro do intestino», alerta o especialista, antigo presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

«A diarreia com menos de seis dejeções num espaço de 24 horas não é preocupante», afirma o médico Rui Nogueira

O que fazer se a diarreia surgir

A forma como se alimenta é muito importante, pois pode agravar ou o travar problema. «Altere os hábitos, retirando os alimentos como legumes, fruta e fibras, pois provocam a diarreia. Faça uma dieta à base de canja de arroz, cenoura, batata, arroz e peixe cozido. Os restantes alimentos deverão ser integrados aos poucos», aconselha Rui Nogueira, médico especialista em Medicina Geral e Familiar.


Em que casos deve ir ao médico

Se está com diarreia deve ir ao médico se «o problema se prolonga por três ou quatro dias, sem evolução favorável», recomenda Rui Nogueira. É também recomendado recorrer ao profissional sempre que o problema «ocorre em crianças lactentes, idosos ou doentes crónicos – para evitar risco de desidratação», descreve o especialista. Por último, «se a diarreia alterna com obstipação, deve procurar o médico com urgência», alerta o médico especialista em Medicina Geral e Familiar.

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this