facebook-icon facebook-icon instagram-icon instagram-icon

com o apoio de

pensa_positivo

VIH/sida: Como atuam os medicamentos antirretrovirais?

VIH/sida: Como atuam os medicamentos antirretrovirais

Não curam o VIH, mas é graças aos medicamentos antirretrovirais que muitos doentes vivem hoje mais tempo e com mais saúde.

  • Revisão científicaDra. Joana Boto FernandesMédica infecciologista

  • Grafismo e storyboardTânia Araújo Reis

Existem vários tipos de medicamentos antirretrovirais. Cada um atua contra o vírus de uma forma diferente para impedir o vírus de se multiplicar ou de destruir as células do sistema imunitário. Saiba como atuam os medicamentos antirretrovirais através do video que preparámos para si.

Como atuam os medicamentos antirretrovirais

Para evitar que o vírus se torne resistente aos medicamentos é utilizada uma combinação de três fármacos antirretrovirais que podem ser concentradas num único comprimido de toma diária.
Existem várias combinações possíveis e é o médico que acompanha o doente que define o tratamento mais adequado.

O tratamento antirretroviral é recomendado pela Organização Mundial da Saúde a todas as pessoas com VIH durante toda a vida

Para que o tratamento seja eficaz, deve cumprir-se a frequência, dose e hora indicadas pelo médico. O objetivo é reduzir o número de partículas de vírus no sangue até que se torne indetetável.
O vírus não desaparece por completo mas fica controlado e anula-se o risco de transmissão do vírus por via sexual.

Quem deve tomar medicação antirretroviral?

O tratamento antirretroviral é recomendado pela Organização Mundial da Saúde a todas as pessoas com VIH durante toda a vida.
Em Portugal, a terapêutica é gratuita e de distribuição hospitalar. O tratamento deve ser iniciado logo após o diagnóstico para uma vida mais longa e com mais saúde.

Última revisão: Novembro 2019

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this