A obstipação (ou prisão de ventre) existe quando há dificuldade persistente em evacuar; se o ato obriga a grande esforço ou a manobras digitais; ou se há duas ou menos evacuações por semana, segundo a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. Para acabar com os sintomas de prisão de ventre, a Revista Prevenir apresenta-lhe quatro soluções:
Alimentação: o que deve comer
- Coma cereais (farelo, flocos e pães integrais), fruta (ameixa, pêssegos, frutos de polpa e tropicais) e vegetais (couve, feijão, grão, ervilha, fava e salada). Estes alimentos são ricos em fibra, substâncias que não são digeridas pelo organismo e “obrigam” o organismo a trabalhar, libertando assim mais facilmente as fezes e prevenindo a prisão de ventre.
- Beba até mais dois a quatro copos de água por dia. A água, entre outros líquidos, ajuda a fibra a ser mais eficaz na normalização do funcionamento intestinal.
O papel do exercício físico
- Mover o corpo estimula o movimento dos intestinos. O exercício físico também ajuda a diminuir o tempo que os alimentos demoram a chegar ao intestino grosso.
- Experimente fazer caminhadas de dez a 15 minutos, várias vezes ao dia. Pode complementar com alongamentos, corrida, natação, ioga ou simplesmente dançar.
Ritual da casa de banho
- Eduque o intestino para evacuar sempre à mesma hora do dia. Geralmente, o melhor horário é 15 a 45 minutos após o pequeno-almoço.
- Nunca contrarie a vontade de evacuar. Ao reprimir essa necessidade está a tornar o intestino preguiçoso e a facilitar a prisão de ventre.
- Há posições e movimentos na sanita que podem ajudar: balouçar; dobrar o tronco sobre as coxas, voltando a endireitar-se (repita este exercício várias vezes); colocar um banco à frente da sanita que permita elevar as pernas e colocar o tronco como se estivesse de cócoras, o que evita um esforço excessivo ao evacuar.
Medicação para a prisão de ventre
- Encontra à venda fibras sob a forma de comprimidos e pó.
- Além destes, existem vários tipos de laxantes: osmóticos, irritantes ou estimulantes, emolientes ou amolecedores das fezes e enemas ou supositórios. De todos, os osmóticos são os preferíveis pois são compostos por substâncias não absorvidas e que ao atraírem a água para o interior do intestino grosso aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação.
- Os laxantes devem ser tomados apenas por aconselhamento médico já que muitos deles são nocivos se administrados inadequadamente e por períodos excessivos.
Prisão de ventre? Vá ao médico se…
A prisão de ventre pode ser sintoma de diversas doenças. Não hesite em procurar o médico se detetar:
- Sangue nas fezes;
- Vómitos;
- Anemia;
- Perda de peso;
- Dores aquando da evacuação;
- Obstipação superior a duas semanas;
- Alteração frequente da forma e consistência das fezes.