Vai tomar paracetamol? Cumpra estas regras

paracetamol

Pode ser usado em regime de automedicação, sem receita médica, mas há regras que tem de respeitar. É que a sobredosagem de paracetamol pode levar a problemas de saúde mais sérios.

  • PorManuela VasconcelosJornalista

  • Colaboração e revisão científicaDra. Cristina AzevedoFarmacêutica

Os medicamentos de venda livre são o primeiro recurso quando não nos sentimos bem. Mas apesar de dispensarem receita médica, devem ser usados com regra. Mal usados ou tomados em exagero envolvem riscos. «Um dos principais erros associados à toma de medicamentos de venda livre é o uso excessivo e continuado por via oral (comprimidos), sem identificação da causa associada aos seus problemas. Muitas vezes, há sobredosagem de substâncias ativas por desconhecimento da composição dos fármacos», conta a farmacêutica Cristina Azevedo à Revista Prevenir. Para evitar erros de automedicação, «os folhetos informativos dos medicamentos de venda livre devem ser rigorosamente consultados», aconselha.

Paracetamol: risco de sobredosagem

O paracetamol é a substância líder de vendas na classe de analgésicos e antipiréticos, a principal categoria de medicamentos não sujeitos a receita médica.  Atua de formas distintas no organismo, seja ao nível das prostaglandinas, seja em determinadas enzimas, permitindo o alívio da dor. Como está presente em vários antigripais, muitas vezes ocorre sobredosagem de paracetamol.  Para a evitar, respeite as seguintes regras:

  • Não use por mais de dez dias em caso de dor, salvo indicação médica.
  • Não tome por mais de três dias em caso de febre, salvo indicação médica.
  • Evite tomar em simultâneo com alimentos – retarda o efeito.
  • Não tome em caso de hipersensibilidade, alergia ao paracetamol ou problemas hepáticos.

3 riscos para a saúde

  1. O uso prolongado de paracetamol pode camuflar os sintomas.
  2. A toma excessiva ou associada ao consumo de álcool pode provocar lesões no fígado.
  3. Níveis elevados de acetaminofeno (paracetamol) podem aumentar em cerca de 35 por cento a probabilidade de infertilidade masculina, revelou recentemente um estudo do Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano (NIH). Além do fármaco, esta substância é produzida pelo organismo na presença de químicos (existentes nos alimentos, plásticos ou cosméticos), pelo que o próximo passo será compreender a origem da exposição ao acetaminofeno e definir limites máximos para a saúde.

Se isto acontecer, vá ao médico

  • A dor ou febre não começar a ceder após 72 horas.
  • A febre for superior a 39ºC e/ou recorrente (desaparece e volta a aparecer).
  • Surgirem outros sintomas, como náuseas, vómitos e/ou fraqueza geral com prostração.
Última revisão: Abril 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this