A ação do antibiótico na infeção urinária

A eficácia do antibiótico na infeção urinária está bem evidenciada cientificamente, fazendo dele o tratamento de primeira linha para este problema

É o tratamento de primeira linha para este problema, mas para ser eficaz deve ser escolhido por um especialista, após avaliação médica. Saiba como atua o antibiótico na infeção urinária.

  • PorBárbara BettencourtJornalista

Sensação de ardor ao urinar é, muitas vezes, o primeiro sintoma a denunciar a presença de uma infeção urinária. Outras vezes, o problema surge sem sintomas, algo que é mais comum na mulher idosa. «Nestes casos, é a alteração do aspeto da urina – turva e com mau cheiro – que deve servir de indicador. Em caso de dúvida, pode urinar para um copo transparente e ver contra a luz. Se a urina estiver turva, provavelmente há infeção», indica Nuno Monteiro Pereira, médico urologista, à Revista Prevenir.

Apenas o médico tem o conhecimento suficiente para determinar qual o melhor tratamento para o seu caso

Com ou sem sintomas, e independentemente da causa da infeção, existe um aliado para o seu tratamento: o antibiótico. Nuno Monteiro Pereira explica como atua o antibiótico na infeção urinária.

Os principais sintomas

O principal sintoma de infeção urinária é a sensação de ardor durante a micção, mas existem outros. «Há também a sensação de urgência em urinar com micção em pequena quantidade, assim como desconforto e sensação de peso na região pélvica. A presença de sangue assusta, mas significa apenas que há uma inflamação na zona», esclarece o especialista. A multiplicação das bactérias na bexiga pode ser bastante rápida: «No caso do colibacilo, de 15 em 15 minutos há uma nova geração. Normalmente, a mulher deita-se sem sintomas e acorda com sintomas».


Febre e dor lombar são indicadores de que a infeção pode ter progredido até aos rins ou à próstata, no caso dos homens. Nesses casos, deve procurar de imediato o médico», aconselha. Apenas o especialista terá o conhecimento suficiente para indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Eficácia do antibiótico na infeção urinária

De entre os antibióticos existentes para tratar as infeções urinárias, «os mais indicados são os que são quase totalmente expelidos pela urina, como as quinolonas, por terem ação direta sobre as bactérias. Nem sempre é preciso fazer análise de urina e antibiograma. A história clínica e a descrição das características da urina, como cor e cheiro, já dão indicação do tipo de infeção.

«O tempo padrão de tratamento com antibiótico é três dias»

E os antibiogramas, que testam a sensibilidade das bactérias a determinados antibióticos, não são muito fiáveis — testam muitos antibióticos sem excreção na urina, que na prática não chegam à bactéria em quantidade suficiente. Na maior parte dos casos, acaba por ser a prática clínica a determinar a escolha. Se não houver resposta, há que investigar e pedir outros exames». Nos casos de associação com a «atividade sexual, é comum prescrever baixas doses de antibiótico diárias ou após o coito, a título preventivo», explica Nuno Monteiro Pereira, concluindo: «O tempo padrão de tratamento com antibiótico é três dias».

Última revisão: Dezembro 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this