Os óculos de sol certos para si

Os óculos de sol certos para si

Apenas lentes certificadas não provocam danos na visão e a protegem dos efeitos nefastos, cumulativos e silenciosos dos raios UV. Aprenda a encontrar os óculos de sol certos para si.

  • PorNazaré TochaJornalista

  • ColaboraçãoDr. Luís Gouveia AndradeMédico oftalmologista

As radiações ultravioleta, tão associadas ao envelhecimento e cancro da pele, são também «potenciais responsáveis por danos na visão, como lesões na retina, degenerescência macular, progressão das cataratas e melanoma ocular. A exposição durante longos períodos à luz solar aumenta o risco de lesões oculares», alerta Luís Gouveia Andrade, médico oftalmologista. O especialista conta, ainda, que óculos de sol com lentes de má qualidade, embora possam causar dores de cabeça ou cansaço visual, raramente dão origem a sinais de alarme mais graves, no imediato. Por esse motivo, muitas vezes, escolhemos ou continuamos a usar modelos que nos ficam tão bem mas que nos fazem tão… mal.

3 aspetos a ter em conta

  1. «A toma de alguns medicamentos (doxiciclina, tetraciclina, alopurinol) aumenta a sensibilidade dos olhos ao sol.»
  2. «Lentes espelhadas são lentes normais revestidas por metal e, só por si, não protegem das radiações UV. Lentes mais escuras em cima e mais claras em baixo não devem ser usadas na praia ou neve.»
  3. Os óculos de sol também devem ser usados em dias enevoados: os raios UV passam através das nuvens.

Óculos de sol: como escolher

  • Escolha óculos de sol com proteção anti-UV
    «Uma lente pode ser muito escura e não ter qualquer tipo de proteção anti-UV. A indicação relativa aos filtros UV pode estar colocada nas lentes, nas hastes, na caixa dos óculos ou numa etiqueta ou certificado entregue no ato da compra. A proteção indicada deve ser “UV100%”, “proteção 400” ou filtro 3 ou 4. a marca CE certifica que os óculos de sol estão homologados segundo a diretiva da Comissão Europeia.»
  • Se usa óculos com graduação…
    «As lentes que escurecem automaticamente quando expostas à luz solar e se tornam mais claras em ambientes com pouca luz (fotocromáticas) permitem ter um único par de óculos, no caso de ser necessário utilizar lentes graduadas.»
  • Antes de comprar, faça o teste
    «Não existe um método para avaliar se as lentes protegem ou não contra as radiações ultravioletas mas pode testar a qualidade da lente: segure nos óculos de sol e coloque-os em frente a um padrão geométrico. Desloque-os para os lados e verticalmente, observando se em cada lente o padrão se move ou não. Se tiver qualidade, o padrão permanece imóvel.»

O especalista responde a dúvidas frequentes

Luís Gouveia Andrade, médico oftalmologista, responde a algumas questões relacionadas com a compra de óculos de sol.

As crianças também devem usar óculos de sol?
«O tema não é consensual. em geral, recomendo óculos de sol a crianças que já andam na escola e que, por isso, passam bastante tempo no exterior. Para bebés, não fará sentido. as lentes deverão ser idênticas às dos adultos.»

Só devemos comprar óculos de sol em centros óticos?
«Dão sempre a melhor garantia. Não é possível garantir a qualidade noutros espaços. a simples presença de etiquetas referindo a proteção anti-UV não é suficiente.»

Quanto mais escura a lente, maior a proteção?
«Não. Lentes escuras mas sem filtros anti-UV causam danos aos olhos: permitem que as pupilas se dilatem mais, o que, na ausência de um filtro anti-UV, facilita a entrada das radiações ultravioleta.»

Última revisão: Junho 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this