O que se passa com os seus olhos?

O que dizem os seus olhos sobre a sua saúde?

Derrames, manchas amarelas e pálpebras descoloradas ou inchadas são alguns dos sinais que podem indicar problemas. Saiba o que estes e outros sintomas revelam acerca da saúde dos seus olhos.

  • PorRita MiguelJornalista

Os olhos «podem revelar problemas de saúde apenas confirmáveis após exame médico», salienta Luís Gouveia Andrade, médico oftalmologista. Alterações detetáveis a “olho nu”, geralmente, indiciam doenças nos próprios olhos», explica o especialista à Revista Prevenir. Problema a problema, o médico oftalmologista indica o que podem significar as diferentes alterações que podem surgir.

Derrames na esclerótica

Olhos: derrames na esclerótica

Se forem repetitivos devem ser investigados. Podem surgir no contexto de uma subida rápida da tensão arterial (associada ao aumento do risco de AVC), de uma conjuntivite, esforço repentino (espirro, tosse ou vómito) ou traumatismo. Quando acompanhados de uma menor produção de lágrimas, podem, ainda, ser indício de doença reumática.


Interior da pálpebra inferior descolorado

Olhos: interior da pálpebra inferior descolorado

Pode denunciar uma anemia. Caso se revele irregular e com múltiplas elevações é um sintoma comum de conjuntivites alérgicas.


Manchas amarelas

Manchas amarelas nos olhos

Acumulação de gordura ou processos degenerativos do olhos podem explicar o seu aparecimento no canto interno da esclerótica. No entanto, estes sintomas não revelam a presença de doenças.


Pálpebra superior inchada

Olhos: pálpebra superior inchada

Geralmente é resultado de uma infeção, irritação ou alergia. Em casos mais raros, deve-se a um processo de retenção de líquidos ou à flacidez e/ou acumulação de gordura.


Círculos na orla da íris

Olhos: círculos na orla da íris

Em forma de anel branco-amarelado, é um dos sinais comuns do envelhecimento e, apesar de não afetar a visão, pode denunciar níveis altos de colesterol, diabetes, hipertensão arterial e consequente risco de doença cardiovascular.


Esclerótica amarelada

Olhos: esclerótica amarelada

É um tom característico de icterícia, associado a doença do fígado, como hepatite ou cirrose. Em casos mais raros, é sintoma de síndrome de Gilbert, que se traduz em elevados níveis de bilirrubina.


Iridologia: é eficaz?

«Não existe evidência científica da relação entre a coloração da íris (cor dos olhos) e a presença de doenças gerais. Não é possível chegar a um diagnóstico ou terapêutica apenas com base nessa informação», sublinha Luís Gouveia Andrade, médico oftalmologista.


O que deve fazer para proteger os seus olhos

  1. Em situação de infeção ocular, consulte logo o médico oftalmologista.
  2. Evite o stresse, a alimentação desequilibrada e durma oito horas por noite.
  3. Se sofre de hipertensão, reduza o consumo de sal.
  4. Visite o oftalmologista uma vez por ano, mesmo na ausência de queixas.
Última revisão: Fevereiro 2013

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this