Meias de descanso: o que tem de saber antes de usar

cor e tamanho das meias de descanso

As meias de descanso não previnem as varizes, mas dão conforto a quem sofre do problema. Para ter a certeza de que usa o modelo certo deve ter em conta alguns aspetos.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista

O aparecimento de varizes deve-se a uma «insuficiência venosa crónica», caracterizada pelo facto de o sangue, depois de bombeado pelo coração até aos pés, «ter dificuldade em retornar», explica o médico angiologista e cirurgião vascular João Martins, responsável clínico do Consultório de Angiologia e Cirurgia Vascular. Para ajudar a que este processo seja feito de forma correta, existem meias específicas que «devem fazer compressão no tornozelo para promover o retorno venoso»: as elásticas e as de descanso. As primeiras, alerta o especialista, apenas devem ser usadas mediante avaliação médica; as meias de descanso dispensam receita médica, no entanto, para ter a certeza de que está a comprar o modelo certo para si deve ter em atenção alguns aspetos.

3 aspetos a ter em conta

  1.  A meia deve fornecer diferentes níveis de compressão ao longo da perna – maior na zona do tornozelo e menor na das virilhas.
  2. Quem passa muito tempo de pé deve usar meias de descanso diariamente.
  3. Existem situações em que as meias de descanso são desaconselhadas. É o caso dos doentes com má perfusão periférica, em que há uma insuficiência na circulação do coração para os membros (presente em doenças como a diabetes e doença aterosclerótica).

Como escolher as meias de descanso

  • Grau de compressão Existem três: 40, 70 e 140. Consoante os sintomas, a compressão deve ser maior ou menor, mas segundo o médico angiologista, uma meia de descanso com uma densidade inferior a 140 não tem efeito terapêutico: «Aperta mas não faz grande coisa».
  • Formato Existem essencialmente dois modelos: até ao joelho e perna inteira. Devem ser escolhidas «de acordo com a extensão da doença. Se só tiver uma insuficiência de uma veia até ao joelho, não é necessária a compressão total do membro» explica o especialista.
  • Local de venda «Devem ser adquiridas em casas especializadas, consultórios de especialidade e farmácias», refere.
  • Cor Existem em diferentes tons, sendo que a cor e a transparência não influenciam o resultado terapêutico das meias de descanso.
  • Tecido Inclui elastano e poliamida, variando a percentagem de cada uma destas fibras consoante o grau de compressão. Em caso de dermatite, alergia às fibras ou de sofrer com o calor aconselha-se o uso de meias de compressão com revestimento a algodão ou seda. A compra destas exige receita médica.

O especialista responde

Já sabe que meias de descanso comprar mas tem dúvidas quanto à sua utilização? João Martins, médico angiologista e cirurgião vascular, responde a algumas questões.

Que cuidados se deve ter na lavagem?

«Para que não percam a compressão, as meias de descanso devem ser lavadas em água tépida ou fria e com sabonetes neutros. Não devem ser lavadas à máquina e em vez de serem torcidas, devem ser apenas espremidas.»

Devo usá-las de forma a prevenir o aparecimento de varizes?

«Não. Não se justifica o seu uso na ausência de patologia ou queixas, pois não atuam de forma preventiva.»

Que hábitos podem prevenir as varizes?

«O uso de roupa confortável, de sapatos com salto de três centímetros e a prática de atividade física sem carga. Deve, ainda, evitar-se a obesidade, o tabagismo, a exposição a fontes de calor e terapias hormonais, como a pílula.»

Última revisão: Abril 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this