Literacia em saúde: o que é?

literacia em saúde o que significa

É necessário combater os baixos níveis de conhecimento sobre saúde da população, a literacia em saúde. Porquê? Pacientes mais informados tornam-se mais saudáveis.

  • EdiçãoNazaré Tocha

A literacia em saúde é, segundo o projeto Saúde que Conta, «a capacidade individual em obter, processar e interpretar informação básica em saúde e serviços de saúde, tendo por finalidade uma tomada de decisão autónoma». Entretanto, os dados de um estudo realizado no âmbito deste projeto – uma iniciativa de investigação nacional que pretende acompanhar, avaliar, debater e promover a participação ativa do cidadão no panorama nacional de saúde – demonstraram que cerca de 61 por cento da população inquirida em Portugal apresenta um nível de literacia em saúde inadequado ou problemático. Por conseguinte, a compreensão de informação médica pode constituir um desafio.

Por que é importante a literacia em saúde?

Tornar as pessoas mais educadas em literacia em saúde pode levar a uma melhor utilização dos serviços e recursos de saúde. E portanto, também, a uma diminuição dos comportamentos de risco e gastos no setor.

Baixos níveis de literacia em saúde resultam numa…

  • Pior condição de saúde;
  • Maior taxa de morbilidade em doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, infeção por VIH/sida;
  • Pior utilização dos serviços de saúde e serviços preventivos;
  • Taxa de vacinação mais baixa;
  • Taxa mais elevada de hospitalização e de utilização das urgências hospitalares.
Última revisão: Janeiro 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this