Jet lag? É isto que tem de fazer

sintomas do jet lag

Se vai fazer uma viagem de longo curso, saiba como evitar os sintomas do jet lag e o que tem de fazer ao chegar ao destino para se adaptar ao novo fuso horário.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista

  • ColaboraçãoDr. Tiago MaricotoMédico especialista em Medicina Geral e Familiar

jet lag traduz «um conjunto de alterações do padrão de sono que ocorrem após uma longa viagem para um local com um diferente fuso horário. Quanto mais distante for o destino e maior for a diferença horária, mais intensos serão os sintomas», explica Tiago Maricoto, médico especialista em Medicina Geral e Familiar e membro da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), à Revista Prevenir.

Sintomas

  1. Sensação de cansaço e fadiga
  2. Diminuição da concentração
  3. Dores abdominais
  4. Náuseas ou vómitos
  5. Dores de cabeça

É isto que tem de fazer para prevenir o jet lag

Siga os conselhos do médico especialista em Medicina Geral e Familiar Tiago Maricoto:

Antes de partir

  • Ajuste a rotina  «O nosso relógio biológico [que regula o funcionamento dos vários sistemas do nosso organismo] é controlado, principalmente, pela luz solar; por isso, antes da viagem, ajuste os seus hábitos ao horário de destino, evitando a exposição ao sol na mesma hora em que for noite no local de destino», aconselha Tiago Maricoto. Acerte, também, «o sono e as refeições ao horário do país para onde vai».

    Ao chegar ao destino, prefira manter-se acordado até anoitecer. Acorde assim que o dia iniciar de forma a expor-se à luz solar

    O ajuste «deve começar alguns dias ou mesmo uma a duas semanas antes, consoante a intensidade dos sintomas que cada pessoa sente», refere o médico especialista em Medicina Geral e Familiar.
  • Descanse bem antes da viagem.
  • Hidrate-se «durante a viagem e evite beber álcool ou cafeína».
  • «Marque os voos de forma a chegar ao destino ao início da noite.»

Ao chegar

  • Evite ingerir «cafeína após o meio-dia, para não afetar o sono, e não ingira refeições abundantes».
  • Adapte-se logo ao horário do destino. Prefira «manter-se acordado até anoitecer» e «acorde assim que o dia iniciar, de forma a expor-se ao sol».
Última revisão: Agosto 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this