Está predeterminada à nascença e, em média, surge entre os 51 e os 52 anos. Mas se não é possível adiar a idade da menopausa pode, pelo menos, evitar que chegue antes de tempo.

  • PorFátima Lopes CardosoJornalista

  • Colaboração e revisão científicaDra. Tereza PaulaMédica ginecologista

Em média, a mulher portuguesa entra na menopausa entre os 51 e os 52 anos, uma idade similar à tendência mundial. Não se sabe exatamente quando vai aparecer em cada mulher e como explica a médica ginecologista Tereza Paula à Revista Prevenir: «É um diagnóstico que só se pode fazer a posteriori. Quando a mulher está um ano inteiro sem menstruar significa que entrou na menopausa e que os ovários deixaram de funcionar, tanto a nível hormonal como reprodutivo».

O tabagismo pode antecipar a menopausa em 1 ano

Em entrevista à Revista Prevenir, a especialista dá-lhe pistas que a podem ajudar a calcular a idade aproximada em que a menopausa vai  chegar e como pode proteger-se de fatores de agressão externos que podem antecipar o seu aparecimento.

Fale com a sua mãe

Uma vez que a idade da menopausa é muito influenciada pela herança genética, a idade em que a sua mãe entrou nesta etapa da vida pode ser um indicador. Segundo Tereza Paula, «geralmente, mães e filhas têm menopausas próximas de idade. Uma mulher cuja mãe teve uma menopausa aos 48/49 anos tenderá a ter uma menopausa por volta dessa altura. Ao contrário, se a mãe iniciou a menopausa aos 55 anos também irá ter mais tarde».

Fatores que podem antecipar a idade da menopausa

O tabaco é um dos fatores externos que mais contribuem para acelerar o início da menopausa, ao interferir no metabolismo de estrogénios. «As mulheres que fumam podem ter a idade da menopausa antecipada um ano», alerta a ginecologista. Além do tabaco, «medicação agressiva, como a quimioterapia, também pode provocar o acelerar do processo, pelo que deve falar com o seu médico». Algumas cirurgias, como do útero e dos ovários/trompa, «também aumentam o risco de antecipar a menopausa, entre seis meses a um ano. Fatores como o estado de nutrição e hábitos alcoólicos também podem interferir», acrescenta a especialista.


O papel do stresse

Perante a falta de provas científicas de que o stresse possa antecipar a menopausa, Tereza Paula lembra, no entanto, que «está comprovado que interfere em todos os campos da vida. Quer seja muito intenso, grave ou ir atuando ao longo do tempo, o stresse leva à produção de diversas substâncias, entre as quais hormonas com ação a vários níveis do organismo: no sistema imunitário (diminuindo as defesas naturais), no sistema gastrointestinal, no sistema cardiovascular, na pele, na ativação de substâncias com papel importante na inflamação. Todos estes fatores podem levar ao aparecimento de doenças.»

Quando a menopausa surge antes dos 40

Apenas uma em cada 100 mulheres tem a menopausa aos 40 anos. Uma menopausa precoce, que aparece antes dos 40 anos, provocada por doenças genéticas ou oncológicas, não deve ser confundida com a que é antecipada por agressões externas, como o tabagismo. Nestes casos «nada se pode fazer para impedir o seu aparecimento antes da idade», explica Tereza Paula. «Trata-se de uma doença e implica tratamentos hormonais de substituição. Tal como a diabetes precisa de insulina, uma mulher com menopausa precoce necessita de fazer tratamento hormonal para poder evitar uma série de doenças e manter uma vida normal.»


Está na idade da menopausa? A médica ginecologista aconselha:

  1. Quando a menopausa chegar, enfrente-a com otimismo. Em vez de se focar no que está a perder, pense no que irá ganhar. «Os filhos saíram de casa. Aproveite para participar na nova vida deles de uma forma mais relaxada. Já não tem a menstruação, mas poderá desfrutar do ato sexual com prazer sem ter medo de engravidar», exemplifica.
  2. Descubra o que realmente gosta de fazer e invista em atividades que lhe dão prazer. «Lembre-se que, aos 50 anos, terá uma maturidade que não tinha anteriormente. Logo, poderá estar mais apta para assumir novos desafios.»
  3. Estimule a mente com leitura, viagens e outras oportunidades de descoberta. «O que é novo para o ser humano também o ajuda a sair do entorpecimento em que por vezes se cai.»
Última revisão: Novembro 2013

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this