facebook-icon facebook-icon instagram-icon instagram-icon

Tenho constantemente tosse com expetoração. Porquê?

  • PorDr. Jaime PinaMédico especialista em Imunoalergologia e Infecciologia e membro da Fundação Portuguesa do Pulmão 

«Tosse com expetoração persistente é sempre sintoma de doença respiratória, indiciando problemas de inflamação ou de infeção. As suas causas podem ser variadas. Vão desde as infeciosas às alérgicas, passando pelas ambientais com realce para o exercício de algumas profissões poluentes. Por conseguinte, é obrigatório consultar o médico assistente, a fim de se diagnosticar com precisão o problema e as suas causas, uma vez que só assim se pode definir qual a melhor estratégia de tratamento.

O problema da tosse com expetoração pode estar localizado na…

  • …parte alta do aparelho respiratório (nariz, seios perinasais e faringe). Em situações de inflamação ou de infeção crónicas, as secreções podem ser drenadas pela parte posterior da rinofaringe e eliminadas através de pigarro ou de tosse. Nesta situação, podemos estar perante um caso de rinite, faringite ou de sinusite crónicas.
  • …árvore traqueobrônquica, como acontece na maioria dos casos, e a doença passa a chamar-se bronquite. No caso de os sintomas terem carácter de cronicidade denomina bronquite crónica. Outra causa possível são as bronquiectasias. Neste caso, a inflamação dos brônquios é acompanhada de deformação estrutural das respetivas paredes, com irregularidade das mesmas. É a situação paradigmática de tosse e de expetoração persistentes em que é importante verificar a cor da expetoração eliminada. Quando amarela, verde ou castanha, indica-nos que estamos perante uma infeção ativa e, portanto, deve ser tratada com antibióticos.»
Última revisão: Julho 2018

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this