Que hábitos ajudam a fortalecer o sistema imunitário?

«O sistema imunitário é a base de toda a saúde ou de toda a doença, pois é responsável por destruir desde células cancerosas até micróbios. Assim, um macrófago (célula-base de todo o arsenal imune) competente deve ser uma primeira preocupação médica», esclarece Luís Romariz, à Revista Prevenir.

Para um sistema imunitário mais forte, o especialista aconselha

Existem vários fatores capazes de “fortalecer” o macrófago, tais como:

  • «A testosterona (através do exercício físico ou suplementação em gel); a vitamina C (de preferência lipossomada para melhorar a absorção e sempre com zinco); e a vitamina D (via exposição solar e/ou suplementação).»
  • «A prática de exercício físico, seja aeróbio ou de resistência, de curta duração, mas intensa.»
  • «Ingestão de fitoquímicos, presentes em vegetais e fruta (como as bagas selvagens), fontes de proteína, alimentos ricos em enxofre, como os ovos, que proporcionam a proteína e o enxofre tão necessário à produção do nosso antioxidante major – o glutatião.»
  • «Uma lavagem diária com água e sais (tipo Rhinodouche) proporciona uma limpeza mecânica da rinofaringe – porta de entrada da maioria dos patogénicos.»
Última revisão: Julho 2018

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