Qual o tratamento mais eficaz para os fungos nas unhas dos pés?

«As unhas, por serem estruturas formadas quase exclusivamente por queratina (proteína resistente das camadas mais superficiais da pele), são um dos meios de cultura mais favoráveis ao desenvolvimento destes parasitas.

Particularmente se forem submetidas a agressões e traumatismos (pedicure agressiva, desporto, manipulação de detergentes ou outros produtos corrosivos) que levem ao descolamento da unha do seu leito. Nestes casos, desenvolve-se uma infeção fúngica que conduz progressivamente à alteração da cor e textura da unha (muitas vezes amarelada ou escura e com espessamento). É importante tratá-la para evitar a contaminação das unhas na proximidade.

Tratamento para fungos nas unhas dos pés

O tratamento para os fungos nas unhas dos pés tem de ser feito com antifúngicos sistémicos (em comprimidos), durante o tempo suficiente para que a matriz e o leito ungueal se impregnem destas moléculas (2 a 4 meses) e permitam às unhas afetadas crescerem saudáveis.

É habitual acompanhar esta terapêutica com a aplicação local de um gel ou de um verniz, também eles com antifúngicos para potenciar os resultados», esclarece Miguel Trincheiras, à revista Prevenir.

Última revisão: Agosto 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this