Qual a melhor forma de combater a enxaqueca?

«A enxaqueca é uma doença muito frequente e incapacitante que afeta cerca de 15 por cento dos adultos, sobretudo as mulheres. Hoje em dia, existem tratamentos muito eficazes que permitem diminuir a intensidade e a duração das crises e é essencial que os doentes os conheçam e utilizem adequadamente. A crise deve ser tratada o mais cedo possível, pois o tratamento é muito mais eficaz se for feito no início. Se a sua medicação habitual é pouco eficaz, procure o médico. Há fármacos muito eficazes e que podem constituir alternativas aos que costuma tomar. Além destes cuidados, siga as estratégias que se seguem:»

«O excesso de medicação pode agravar a enxaqueca»

Estratégias para combater a enxaqueca

  • «A via de administração dos medicamentos é importante. Durante as crises de enxaqueca, a digestão fica muito lenta e os fármacos são mal absorvidos pela via oral. Existem formas alternativas de administração, como, por exemplo, a via sublingual, spray nasal ou até por via subcutânea, através de um dispositivo próprio que pode usar em casa.»
  • «Tente perceber quais são os fatores que desencadeiam as crises. Os mais habituais são as alterações do sono, o stresse, a luminosidade intensa, o jejum prolongado e as variações hormonais. Tente evitá-los.»
  • «A dor pode aliviar se aplicar um pano/gel frio no lado da dor.»

  • «Em plena crise, não mantenha as atividades habituais. A enxaqueca piora com o esforço físico, com a claridade ou a luz dos ecrãs, e é difícil manter a atividade mental. Deite-se ou recoste-se num local sossegado, com pouca luz e sem ruído, e tente dormir 15 ou 20 minutos.»
  • «Se tem mais de duas crises por mês, consulte o seu médico. Poderá iniciar um tratamento preventivo e reduzir significativamente o número de crises.»
  • «Registe as crises num calendário e anote os medicamentos que tomou. Deve consultar o médico se tiver de recorrer a fármacos dez ou mais dias por mês. O excesso de medicação pode agravar a enxaqueca.»
Última revisão: Junho 2019

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this