Quais os riscos da varicela?

«A varicela é uma das doenças virais infantis mais frequentes e uma das mais contagiosas. É, regra geral, uma doença benigna, mas pode ser uma doença grave, sobretudo quando ocorre em recém-nascidos. Se a mãe tiver varicela na semana antes do parto, o recém-nascido fica vulnerável à forma grave de doença.

Quando a mãe tem a doença mais distanciada do parto, o bebé ainda tem tempo de criar anticorpos (defesas) para combater alguns riscos da varicela. A doença assume assim uma forma clínica menos grave. Outro período de risco para a mulher é o início da gravidez. Neste período podem ocorrer  malformações no feto, nomeadamente ausência de um membro.

Apesar de se dizer que a varicela é uma doença infantil, porque é mais frequente nessa idade , o vírus da varicela pode provocar doença em qualquer idade, desde recém-nascido a adulto. No adulto, e também no adolescente, a doença tem habitualmente maior exuberância e repercussão sobre o estado geral.

A terapêutica antiviral utilizada no tratamento da varicela tem indicações concretas, não estando recomendada em todos os casos. A varicela pode ser prevenida com uma vacina, universal noutros países, mas pouco prescrita em Portugal», esclarece Ana Serrão Neto, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, à Revista Prevenir.

Última revisão: Agosto 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this