O meu filho não consegue controlar a ansiedade antes dos testes. Como o posso ajudar?

«A ansiedade é uma resposta física e emocional, acompanhada de pensamentos de apreensão, vulnerabilidade ou ameaça. É preciso transformar estas reações em algo benéfico para o que temos de ultrapassar. Neste caso, para ajudar o seu filho a controlar a ansiedades antes dos testes, é importante:

  • Separar a autoestima do resultado do teste: todos os seres humanos já possuem valor. Diga-lhe para não se criticar e lembre-o dos testes que correram bem e do que pode aprender com esta experiência.
  • Incentivá-lo a aprender técnicas de preparação para os exames, a estar familiarizado com a disciplina, o professor ou os colegas que já passaram pela situação.
  • Ensiná-lo a distinguir a preocupação produtiva (aquilo que se pode controlar, como ler um capítulo ou resolver um problema) da inútil (“será que que vai ser difícil?”), e ensiná-lo a não procrastinar.
  • Garantir que equilibra as horas de estudo com atividades de prazer, como socializar, relaxar ou praticar desporto», esclarece Fernando Lima Magalhães, à Revista Prevenir.
Última revisão: Junho 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this