O que significa o aparecimento de novos sinais na pele?

  • PorDr. David SerraMédico dermatologista

«O aparecimento de novos sinais na pele é um fenómeno natural que se observa em praticamente todas as pessoas. Alguns sinais podem já estar presentes desde o nascimento e o normal é surgirem sinais na pele ao longo de toda a vida. Existem muitos tipos de sinais e há numerosos fatores que influenciam o seu aparecimento com destaque para a genética/hereditariedade e a exposição solar. A gravidez, a utilização de solários ou a realização de tratamentos de oncologia (radioterapia e/ou quimioterapia) também podem influenciar de forma muito significativa o aparecimento de novos sinais na pele.


Pessoas com história pessoal ou familiar de cancro da pele; pessoas com muitos sinais; pessoas imunodeprimidas; pessoas com pele clara, olhos claros, com antecedentes de queimaduras solares e/ou com exposição solar excessiva devem ser vigiadas regularmente. Mesmo não fazendo parte destes grupos de risco, importa conhecermos a nossa pele e realizar periodicamente um autoexame de forma a identificar alterações que facilmente passam despercebidas. Em caso de dúvida, será prudente consultar o médico de família ou então consultar o dermatologista para uma avaliação diagnóstica mais aprofundada».

Conheça a regra ABCDE

«O aparecimento de um novo sinal, diferente dos restantes, sobretudo após os 50 anos, é motivos para procurar aconselhamento médico. Mas não só: a alteração de um sinal ou o seu crescimento rápido, em qualquer idade, justifica a marcação de uma consulta com o médico de família e/ou médico dermatologista. Faça-o caso, ao analisar os seus sinais, identificar alguma destas características:»

Assimetria
Assimetria

Bordos irregulares
Bordos irregulares

Cor (presença de mais do que uma cor na mesma lesão)
Cor (presença de mais do que uma cor na mesma lesão)

Diâmetro (superior a 5 mm )
Diâmetro (superior a 5 mm )

Evolução (um sinal que muda de aspeto ou de tamanho)
Evolução (um sinal que muda de aspeto ou de tamanho)

Última revisão: Julho 2017

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this