Manteiga ou margarina: qual a mais saudável?

«Manteiga ou margarina? Antes de tudo, é preciso começar por perceber o que as diferencia:

  • A manteiga é constituída exclusivamente pela gordura do leite de vaca, que representa cerca de 80 por cento do alimento. Esta gordura é rica em ácidos gordos saturados (46 por cento) e uma fonte privilegiada de colesterol.
  • As margarinas ou cremes vegetais são emulsões de óleos vegetais e água. A sua composição em ácidos gordos apresenta um teor maior de polinsaturados (36 por cento) e monoinsaturados (15 por cento). A atual variedade de margarinas tem um teor mais elevado de vitamina A, D e E.

Neste sentido, se estiver indeciso em levar manteiga ou margarina, opte pela última. Tem um perfil nutricional mais equilibrado para se prevenir a doença cardiovascular, em particular o aumento do colesterol sanguíneo.

No entanto, analise o rótulo do produto e procure margarinas com menor teor de gordura (50 a 65 por cento), ricas em ácidos gordos polinsaturados e desprovidas de ácidos gordos trans ou gorduras parcialmente hidrogenadas, implicados nos fenómenos de aterosclerose e rigidez vascular arterial que precedem a doença cardiovascular», esclarece Miguel Rego, à Revista Prevenir.

Última revisão: Junho 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this