É normal a minha filha gaguejar aos 3 anos?

Gaguejar aos 3 anos é normal. «A gaguez (também denominada disfemia) atinge cerca de cinco por cento das crianças entre os 4 e os 5 anos. Surge porque o fluxo de pensamentos é mais rápido do que a maturidade do sistema fonoarticulatório para produzir uma linguagem com ritmo regular. Ou seja, o pensamento da criança é mais rápido do que a sua capacidade de falar com fluência. Surge, assim, um discurso atropelado. A esmagadora maioria dos casos é transitória. Apenas 20 por cento das crianças necessita de apoio técnico especializado.»

O que fazer se o seu filho gaguejar aos 3 anos

«Os pais têm um papel fundamental em tranquilizar a criança. Devem olhá-la de frente enquanto fala, dar-lhe tempo. Se a criança gaguejar aos 3 anos mas souber que tem tempo para contar o que quer, relaxa e fala mais devagar, sem gaguejar.

Há outra forma de gaguez que atinge cerca de um por cento da população adulta e que é genética. Não há qualquer relação entre a gaguez genética e a gaguez transitória da criança», esclarece Ana Serrão Neto, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, à Revista Prevenir.

Última revisão: Julho 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this