Como não engordar em fases de stresse?

  • Profa. Dra. Teresa BrancoFisiologista na Gestão do Peso e diretora do Instituto Prof. Teresa Branco

É difícil não engordar em fases de stresse, como explica Teresa Branco, diretora do Instituto Prof. Teresa Branco. «Em momentos de stresse temos tendência para ingerir (por vezes de forma compulsiva) alimentos ricos em hidratos de carbono (bolos, bolachas, chocolates), os quais são pior tolerados nesta fase, levando ao aumento de peso. É frequente saltarmos refeições, passarmos muitas horas sem comer, acabando por ingerir maiores quantidades nas refeições seguintes», explica à Revista Prevenir.

É possível ganhar quatro quilos numa semana de stresse. Parte desse peso deve-se a retenção de líquidos. O restante advém da acumulação de gordura devido a más escolhas alimentares

O que fazer para não engordar em fases de stresse

  • Ao antecipar uma fase de maior stresse, abasteça a dispensa com produtos saudáveis e faça comida para congelar. Desta forma, não terá tentações desnecessárias com alimentos menos saudáveis.
  • Beba muita água – o stresse desidrata – e aposte no consumo de vegetais que, além de fibras, vitaminas e minerais, contêm um aminoácido, o triptofano, que promove a produção de serotonina. Esta tem um efeito tranquilizante e diminui nesta fase. Laticínios, carne de aves e frutos secos são também fontes de triptofano.
  • Evite bebidas excitantes como café, chá e bebidas alcoólicas, que em excesso causam stresse; alimentos fritos, pois (a par do stresse) promovem maior produção de radicais livres; e doces, pois promovem alterações no metabolismo dos açúcares que a predispõem para engordar.

Após a fase de stresse

Adote novas rotinas saudáveis. Inclua o exercício físico na sua vida, abasteça a sua dispensa com alimentos saudáveis e procure dormir bem, pois, caso contrário, terá mais fome e maior predisposição para ingerir alimentos calóricos.

Quando a dieta é a causa do stresse

Quando a dieta exige um grande sacrifício, significa que não é a adequada para si. Ao perder peso deverá estar feliz e tranquila. é fundamental adotar uma abordagem alimentar que consiga fazer para o resto da vida, caso contrário, irá engordar novamente.

Última revisão: Novembro 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this