Órgãos vitais do trato gastrointestinal, os intestinos têm como principal função digerir os alimentos e permitir que os seus nutrientes entrem na corrente sanguínea. Também assumem um papel importante na regulação do equilíbrio de água e eletrólitos no organismo.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista
  • IlustraçãoRita Ferreira

Os intestinos estão divididos em dois segmentos: o delgado e o grosso. O primeiro é constituído pelo duodeno – que o liga ao estômago –, o jejuno – a parte média – e o íleo.

É no intestino delgado que são decompostos e absorvidos os nutrientes presentes nos alimentos, permitindo a entrada de substâncias como açúcar, aminoácidos, ácidos gordos, vitaminas e sais na corrente sanguínea.

Na cavidade inferior direita do abdómen, perto do apêndice, o cego (a primeira parte do intestino grosso) recebe os desperdícios alimentares. Através de movimentos ondulatórios (peristálticos), o conteúdo intestinal é empurrado pelo cólon, onde o excesso de água e outras substâncias são removidas. O conteúdo sólido que resta é armazenado no reto e evacuado através do ânus.

O tamanho máximo que os intestinos podem atingir é oito metros. Em média, o intestino delgado tem cinco metros. O intestino grosso tem cerca de um metro e meio.

Os intestinos têm como função digerir os alimentos e permitir que os nutrientes entrem na corrente sanguínea


Bem-estar dos intestinos

Por vezes, os intestinos podem não funcionar devidamente, levando a que o número de evacuações seja menor. Quando tal acontece, estamos perante um problema de obstipação (prisão de ventre). Consiste num número de dejeções semanal igual ou inferior a três e pode estar associada a distensão abdominal, sensação de gás excessivo e mal-estar.

Para a prevenir, adote estes hábitos, a bem dos seus intestinos:

  • Praticar atividade física regularmente, como marcha, corrida, ginástica ou natação.
  • Ter uma ingestão suficiente de líquidos (no mínimo 2L por dia).
  • Ingerir, moderadamente, alimentos ricos em fibra, como farelo, pão e bolachas integrais, ameixa, pêssego, frutos de polpa e tropicais, couve, feijão, grão, ervilha, fava e salada.
Última revisão: Novembro 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this