Sendo um órgão muscular muito versátil, o útero foi desenhado para se expandir até acomodar um feto de 9 meses e contrair-se no parto para o impulsionar.

  • PorRita MiguelJornalista
  • Catarina Caldeira BaguinhoJornalista

Oco e em forma de pera, o útero é um dos órgãos genitais internos da mulher. Divide-se em duas zonas: o corpo uterino, que vem desde as trompas de falópio, na parte superior do útero, é onde o óvulo fertilizado se implanta e se desenvolve durante a gravidez, e cuja parede contém os músculos que se contraem quer na menstruação quer durante o parto; e o colo ou cérvix, na parte inferior, que liga o útero à vagina.

A parede do útero é constituída por três camadas: a serosa uterina ou perimétrio protege o útero da fricção com outros órgãos; o miométrio, constituído por fibras musculares, permite que o útero contraia durante a menstruação e parto, expandindo-se durante a gravidez; e o endométrio, uma mucosa glandular, que se prepara, mensalmente, para acolher e nutrir o embrião nos estágios iniciais da gravidez até à formação da placenta. Quando não ocorre gravidez, o endométrio descama e é expelido através da vagina, o que constitui a menstruação.

A parede do útero é constituída por três camadas: a serosa uterina ou perimétrio, o miométrio e o endométrio

 

O útero durante a gravidez

Quando existe gravidez, após a fecundação do óvulo, a parede do endométrio desenvolve-se, produzindo um ambiente rico em nutrientes. Estes permitem a implantação do embrião e proporcionam substâncias (como açucares e proteínas) que promovem o seu crescimento.

Desde o início, e com maior velocidade a partir das 24 semanas de gestação, as células musculares do miométrio começam a expandir-se, crescendo o segmento superior do útero, que, separado do colo do útero pelo segmento inferior, vai contrair durante o parto, enquanto o colo dilata.

Antes da primeira menstruação, o útero mede cerca de quatro a seis centímetros de comprimento, voltando a esta dimensão após a menopausa. Na idade reprodutiva, tem oito centímetros, ainda que durante a gravidez, as suas dimensões aumentem em todas as direções, ficando mais pesado e com a cavidade uterina mais larga. Contudo, após o parto, o útero retorna ao seu tamanho normal, um processo que demora cerca de 6 a 8 semanas.

O útero é um órgão muscular muito versátil


Proteja o colo do útero

  • Faça o exame de Papanicolau
    É a única forma de detetar células cervicais pré-cancerosas, evitando a evolução para cancro.
  • Vacine-se contra o HPV
    Indicada entre os nove e os 26 anos, a vacina protege, durante quatro a cinco anos, contra os tipos de HPV mais frequentes no cancro do colo do útero e nos condilomas genitais e do trato respiratório.
  • Use preservativo
    O HPV transmite-se mesmo quando não há penetração. Quanto maior o número de parceiros sexuais, maior o risco.
    Fontes: Adaptado de Dicionário de Termos Médicos (Porto Editora), Liga Portuguesa Contra o Cancro, Inner Body e HealthLine
Última revisão: Janeiro 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this