É o órgão que permite captar imagens daquilo que nos rodeia e é no olho que se inicia o processo da visão, responsável por mais de 90 por cento das informações que recebemos.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista

O olho, que tem em média 2,54 cm de profundidade e 2,3 cm de altura, funciona como uma máquina fotográfica. Para produzir uma imagem, também precisa de uma lente – o cristalino. Este está situado atrás da íris (a parte colorida encarregue de regular a luminosidade que entra na retina) e é o responsável pela filtragem de algumas partes do espectro de luz que podem prejudicar o olho.

Além disso, juntamente com a córnea (uma abertura transparente do órgão), o cristalino foca a luz para formar uma imagem invertida na retina (a parte posterior da superfície do olho), que é depois enviada para o nervo ótico. Nele, sofre uma rotação de 180 graus para que o cérebro a entenda e, assim, percebermos o que estamos a ver.

É o olho que permite captar imagens daquilo que nos rodeia


Proteja os seus olhos

Simples alterações de alguns hábitos que podem proteger os olhos:

  • Consumir ácidos gordos, zinco e vitaminas C e E
    Alimentos ricos nestes nutrientes – como o salmão, atum, feijão, vegetais de folhas verdes ou citrinos – ajudam a evitar problemas de visão relacionados com a idade, como as cataratas ou a degenerescência macular, uma das principais causas de cegueira após os 60 anos.
  • Deixar de fumar
    Quem fuma tem mais probabilidades de vir a sofrer de cataratas, lesão no nervo ótico e degenerescência macular.
  • Óculos de sol
    Ajudam a proteger o olho dos raios ultravioleta que podem originar cataratas e degenerescência macular.
  • Não olhe mais de 20 minutos para um monitor
    Faça pausas de 20 segundos e olhe para algo a cerca de seis metros. Assim, combate a fadiga ocular, a secura e a visão baça.
Última revisão: Setembro 2015

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this