Responsável por misturar os alimentos com ácidos e fracioná-los, o estômago prepara-os para serem absorvidos pelo nosso organismo.

  • Por
    Catarina Caldeira BaguinhoJornalista
  • Ilustração
    Rita Ferreira

Situado abaixo do diafragma, pode ser dividido em quatro regiões anatómicas: cárdia (zona que comunica com o esófago), fundo (porção mais elevada), corpo, zona mais larga e que se continua pelo antro, o qual comunica com o intestino delgado através do piloro (controla o esvaziamento gástrico).

As paredes do estômago são ricas em fibras musculares que, ao todo, formam três camadas dispostas no sentido oblíquo, circular e longitudinal.

A superfície interna é revestida por uma mucosa gástrica, na qual são produzidos o suco gástrico e as enzimas digestivas.

A superfície externa é resguardada pela serosa, uma membrana que protege todo o órgão. Para ligar o esófago ao duodeno, existem duas curvaturas (a grande e a pequena) que são como a fronteira externa e interna do estômago.

como funciona o estômago


Cuide do seu estômago

  • Coma…
    Iogurte (contém bactérias saudáveis que ajudam o intestino a digerir os alimentos), carne e peixe magros (a sua digestão é mais rápida do que a de carnes gordas), e banana (rica em fibra, favorece a digestão).
  • Evite…
    Fritos, gorduras e álcool, e elimine o tabaco.
  • Vá ao médico, se…
    Sentir frequentemente azia, sensação de enfartamento e dores. Preste especial atenção se os sintomas ocorrerem durante a noite, se o impedirem de comer ou lhe causarem falta de apetite e se começar a emagrecer.
Última revisão: Maio 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this