É o órgão muscular que assegura a circulação sanguínea devido às suas contrações regulares, fornece oxigénio a todo o organismo e liberta-o do dióxido de carbono. Perceba como funciona o coração.

  • PorRita MiguelJornalista

O sangue, pobre em oxigénio e sobrecarregado de dióxido de carbono de todo o corpo, chega, através das veias cavas superior e inferior, à aurícula direita, que se enche e o impulsiona para o ventrículo direito. Este bombeia-o através da válvula pulmonar para as artérias pulmonares, para que chegue aos pulmões.

Depois de absorver oxigénio e libertar dióxido de carbono nos pulmões, circula pelas veias pulmonares até ao coração: entra pela aurícula esquerda, que o empurra para o ventrículo esquerdo, sendo depois impulsionado através da válvula aórtica para a artéria aorta, que o transporta para o resto do corpo, exceto para os pulmões. O próprio coração alimenta-se desse sangue, através das artérias coronárias na sua superfície. E o ciclo recomeça.

O coração assegura a circulação sanguínea, fornece oxigénio a todo o organismo e liberta-o do dióxido de carbono


Para ter um coração saudável

Em média, o coração bate cerca de 60 a 70 vezes por minuto. Para mantê-lo saudável, é essencial adotar algumas rotinas saudáveis.

  • Faça 60 minutos de treino de resistência por semana
    Corra ou caminhe três vezes por semana durante 20 minutos, sem parar, ao ponto de transpirar ou ficar ligeiramente sem fôlego.
  • Coma peixe três vezes por semana
    Salmão, bacalhau e robalo contêm ácidos gordos ómega 3 que ajudam a diminuir os triglicéridos no sangue, que favorecem o surgimento de placa nas artérias.
  • Reduza o stresse
    As emoções negativas podem aumentar a tensão arterial e provocar obstrução das artérias, dificultando a circulação.
Última revisão: Fevereiro 2014

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this