A sua única função é dar prazer sexual à mulher e, em termos fisionómicos, é muito semelhante ao pénis. É através da estimulação do clitóris que é possível atingir o orgasmo clitoriano, normalmente mais intenso e comum que o vaginal.

  • PorRita AlvesJornalista
  • IlustraçãoRita Ferreira

  • ColaboraçãoDra. Maria do Céu SantoMédica ginecologista obstetra, especialista em Medicina Sexual

O clitóris mede entre sete e 12 centímetros, sendo maior do que aquilo que é visível a olho nu. Situa-se no ponto onde os lábios internos se unem e o seu tecido é esponjoso e erétil.

A parte externa – a glande – tem uma forma semelhante a uma ervilha e é extremamente sensível ao toque. Esta está ligada ao corpo do clitóris, que é constituído por dois corpos cavernosos que se bifurcam em crus, que podem atingir até nove centímetros. Se estiverem relaxados, estes estendem-se em direção às coxas. Quando estão eretos, apontam para a espinha.

O bulbo do clitóris são duas massas de tecido erétil que, no ato sexual, garantem um maior contacto entre o pénis e o orifício vaginal.

O prepúcio é a dobra de pele que envolve a glande e que, em momentos de excitação, “incha”, tornando o clitóris menos percetível.

O clitóris tem como única função dar prazer sexual à mulher


Cuidar do clitóris

Tem oito mil terminações nervosas, o que faz dele o órgão do corpo humano feminino que possui maior concentração de fibras nervosas. Maria do Céu Santo, médica ginecologista, indica os cuidados a ter:

  • Higiene
    Não se esqueça do clitóris; lave-o durante a higiene diária.
  • Na menopausa
    As secreções que se formam podem provocar a aderência do prepúcio ao clítoris, levando muitas vezes à diminuição da excitação e do orgasmo. Evite-o, tracionando o prepúcio para trás.
  • Vá ao ginecologista
    Se sentir diminuição da sensibilidade nesta zona, consulte o seu médico, que, no caso de aderência, facilmente conseguirá libertar o clítoris.
Última revisão: Junho 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this