Em forma de grão de café, o baço é um órgão que apesar de não ser vital para a sobrevivência, desempenha funções importantes no organismo.

  • PorCatarina Caldeira BaguinhoJornalista

  • ColaboraçãoDr. Luís GalindoMédico cirurgião geral e colorretal
  • IlustraçãoRita Ferreira

O baço é um órgão mole e esponjoso, do sistema linfático, composto por fibras elásticas e músculo, que se encontra envolto numa cápsula de tecido denso.

Este órgão desempenha quatro funções: filtração do sangue, imunológicas, criação de elementos para o sangue e reservatório sanguíneo.

Quando o sangue chega ao baço através da artéria esplénica, é purificado na polpa vermelha e encaminhado para o sistema hepático (fígado) através da veia esplénica.

Na polpa branca, são produzidas células sanguíneas e do sistema imunológico. Com um papel importante no sistema imunitário, o baço ajuda o organismo a combater as infeções: ao detetar uma bactéria ou vírus na corrente sanguínea, junta-se aos gânglios linfáticos para criar glóbulos brancos (linfócitos), produtores de anticorpos que enfraquecem ou matam o microrganismo causador da infeção.

O baço é um órgão que apesar de não ser vital para a sobrevivência, desempenha funções importantes no organismo


Estratégias para proteger o baço

A alimentação é uma boa forma de cuidar deste órgão.

  • Água
    Para limpar e expelir as toxinas do corpo, o baço precisa de fluidos. Beba aproximadamente oito a dez copos de água diariamente.
  • Fruta e vegetais crus
    São ricos em vitaminas, minerais e enzimas que desintoxicam o corpo, melhoram as funções deste órgão, ajudam na digestão e fortalecem o sistema imunitário.
  • Gengibre
    É rico num tipo de enzima que ajuda o corpo a digerir proteínas, diminui as infeções e fortalece o sistema imunitário. Adicione-o às suas refeições.
  • Peixes gordos
    Como o salmão ou a sardinha, são ricos em ómega-3, um ácido gordo que diminui a inflamação e ajuda o baço a desintoxicar-se.
Última revisão: Janeiro 2016

artigos recomendados

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this